PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Festival ‘Sabores da Lampreia’ à pinha e já pisca o olho ao décimo

17 Março, 2018 - 15:50

200

0

Cheia. Sempre cheia. É a melhor descrição possível para a tenda onde decorre o Festival Sabores da Lampreia, na freguesia de S. Pedro da Torre, em Valença. A Rádio Vale […]

Cheia. Sempre cheia. É a melhor descrição possível para a tenda onde decorre o Festival Sabores da Lampreia, na freguesia de S. Pedro da Torre, em Valença. A Rádio Vale do Minho falou há momentos com José Monte, vereador na Câmara local que não escondeu o contentamento perante o êxito que o certame está a ter, mesmo num fim-de-semana em que São Pedro (curiosamente o padroeiro da freguesia) não está para simpatias. Rostos satisfeitos à mesa não faltam. Os preços são convidativos, fator que arrasta ainda mais gente a este certame que já vai na 9ª edição.

O arranque decorreu esta sexta-feira. O primeiro a tomar a palavra foi o presidente da Junta de S. Pedro da Torre que virou imediatamente os olhos para 2019. Será o ano em que este festival vai chegar às 10 edições consecutivas. Duas mãos cheias, motivo suficiente para o autarca deixar o repto ao Executivo Municipal e restantes entidades.  “Esta festa da lampreia está intimamente ligada à nossa freguesia. Já existe aqui um verdadeiro cunho colocado por estes homens e mulheres que, como o seu querer e saber fazer criaram a sua própria identidade. No próximo ano, 10ª edição, será necessário que todos possamos aqui construir um momento memorável e de projeção deste festival quer a nível nacional, quer a nível internacional”, referiu António Dias. “Que trabalhemos todos juntos em prol de um evento maior e para que S. Pedro da Torre ganhe ainda mais notoriedade do que aquela que este evento já lhe foi conferindo”, acrescentou.

Também orgulhoso com a vasta afluência de público mostrava-se o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, que é também presidente da direção da Confraria da Lampreia do Rio Minho. Questionado sobre o repto deixado pelo autarca de S. Pedro da Torre, o edil valenciano sorriu e lembrou que estamos a falar de lampreia “que é feita na hora com os respetivos temperos. Nunca podemos acalentar ter aqui um festival com 10 mil lampreias! Só mesmo com enormes carpas e isso seria impossível desde logo em termos logísticos”. Este ano, referiu ainda o presidente da Câmara, a organização conta ultrapassar as mil lampreias confecionadas. “Sempre que esse número é ultrapassado, é sempre um marco de sucesso desde certame. Como é óbvio, no próximo ano vamos ter algo diferente”, gizou Jorge Mendes. Diferenças essas que poderão passar pela decoração da carpa e na animação da festa.

No seu discurso de abertura, Jorge Mendes realçou ainda a importância da preservação e investimento no Rio Minho. “É cada vez mais um destino de turismo de natureza”, sublinhou. De resto, referiu depois o presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho, “só pode ser esperado um grande sucesso deste Sabores da Lampreia“.

Recorde-se que este Festival Gastronómico vai prolongar-se até este domingo. Promete, uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região.
A época da lampreia no Vale do Minho arrancou em janeiro. Até 15 de abril, várias dezenas de restaurantes da região elegem a lampreia Rainha e fazem dela os mais saborosos pratos. Até ao final de março, 28 restaurantes do concelho estão a servir este prato que pode ser confecionado de variadas formas. A lampreia à bordalesa é a mais famosa, mas há ainda o arroz de lampreia que também não fica atrás.

Esta promoção da lampreia em Valença está integrada na iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência. Trata-se de um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.

 

Veja algumas fotografias da cerimónia de inauguração:

 

 

Últimas