PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença ‘dá tiro de partida’ para a lampreia – Já há restaurantes a servir

11 Janeiro, 2018 - 02:26

248

0

Quase três dezenas de restaurantes de Valença já estão a servir lampreia do rio Minho. À bordalesa ou arroz de lampreia, os pratos são preparados com excelência por forma a […]

Quase três dezenas de restaurantes de Valença já estão a servir lampreia do rio Minho. À bordalesa ou arroz de lampreia, os pratos são preparados com excelência por forma a que cada cliente saia satisfeito e com vontade de regressar. Mas há muitas outras formas de saborear em Valença este “manjar dos deuses”, classificam os aficionados.

A tradição conta já vários séculos. Os segredos da preparação, confeção e apresentação tem passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria. A lampreia do Rio Minho, considerada a melhor do mundo, é pescada pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. É entre janeiro e abril que a lampreia se apresenta divina na plenitude dos seus sabores.

Mas estamos ainda no ‘pontapé de saída’. Em março, à semelhança dos anos anteriores, São Pedro da Torre será palco de mais uma edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia. O evento promete, uma vez mais, dar a conhecer e a provar aos visitantes as mais variadas formas de confeccionar este prato típico da região.
A época da lampreia no Vale do Minho arranca neste mês de janeiro. Até meados de abril, várias dezenas de restaurantes da região elegem a lampreia Rainha e fazem dela os mais saborosos pratos.
De referir que em Valença, no total, são 28 os restaurantes que até abril vão apresentar a lampreia do Rio Minho à mesa.

 

Últimas