PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Avalanche de turistas voltou a invadir a cidade no Dia da Hispanidade

12 Outubro, 2017 - 18:15

250

0

Uma autêntica avalanche de turistas, sobretudo espanhóis, invadiu esta quinta-feira a cidade de Valença. Sobretudo as ruas do centro histórico. Uma enchente em plena época baixa que já não espanta […]

Uma autêntica avalanche de turistas, sobretudo espanhóis, invadiu esta quinta-feira a cidade de Valença. Sobretudo as ruas do centro histórico. Uma enchente em plena época baixa que já não espanta os valencianos, visto que se repete ano após ano. A razão prende-se com a celebração do Dia da Hispanidade no país vizinho. Um feriado que assinala a data da chegada de Cristóvão Colombo à América (12 de outubro de 1492). É também um dia dedicado a Nª Srª do Pilar, padroeira da hispanidade. É um feriado comemorado em todos os países de língua espanhola e também nos Estados Unidos da América.

Foram muitos os turistas espanhóis – essencialmente galegos – que aproveitaram este feriado para dar um pulo até Valença. Os parques de estacionamento encheram e o comércio tradicional reviveu um dia de autêntica época alta. São Pedro acabou por dar ‘uma ajudinha’ e não faltou gente nas esplanadas do interior das muralhas.

De referir que a Fortaleza de Valença regista uma média de dois milhões de visitantes por ano e é candidata a Património Mundial, junto da UNESCO. A candidatura, promovida por Almeida, Elvas, Marvão e Valença, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial. Aguarda-se a apresentação de Portugal junto do comité internacional da UNESCO. Foca-se no Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola, na cultura raiana e numa das fronteiras mais antigas do mundo. Com este argumento, os municípios proponentes alcançaram da Comissão Nacional da UNESCO (passo obrigatório para a obtenção da classificação), a inclusão destas fortalezas na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO.
As Fortalezas Abaluartadas, recorde-se, foram estruturas defensivas de guerra que, nos últimos séculos, se transformaram em monumentos de paz e em espaços únicos de história, de cultura e de relação e vivência humanas.
Único à escala mundial, este sistema defensivo apresenta-se excecional, potenciador da conservação patrimonial e dinamizador da cultura e do turismo. A obtenção do galardão da UNESCO trará grandes vantagens para este território raiano e para Portugal, enriquecendo também a lista de bens já classificados como Património Mundial.

Últimas