PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Valença: Autarquia celebrou Dia dos Monumentos com visita ao Convento de Mosteiró

19 Abril, 2018 - 15:51

283

0

A Câmara Municipal de Valença promoveu esta quinta-feira uma visita ao Convento de Nossa Senhora de Mosteiró, naquele concelho. A iniciativa, que pretendeu assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e […]

A Câmara Municipal de Valença promoveu esta quinta-feira uma visita ao Convento de Nossa Senhora de Mosteiró, naquele concelho. A iniciativa, que pretendeu assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi realizada em conjunto com a Cruz Vermelha local, com o Centro Social de São Pedro da Torre com os Arcanjos de São Gabriel, da freguesia de Fontoura. “Para além da celebração da data, quisemos também dar a conhecer o nosso vasto património e preencher o programa ocupacional dos nossos seniores, que ficaram também a saber mais sobre este belo monumento”, disse José Monte, vereador na Câmara de Valença, à Rádio Vale do Minho.

O convento de Mosteiró, referem vários historiadores, começou como um simples eremitério com uma capela que guardava uma imagem de Nossa Senhora e era protegido pelos eremitas que ali se tinham fixado. Mas, com as guerras com os Mouros, estes eremitas fugiram deixando a imagem em questão escondida, tendo assim escapado às invasões.

Entretanto, com a descoberta da Nossa Senhora, foi fundado em 920 um Convento para os Bentos por D. Muma ou D. Mumadona (a mesma que fez as muralhas de protecção da povoação de Guimarães), e que se extinguiu com a peste. Só muito mais tarde, mais concretamente em 1392, o convento foi refundado, tornando-se reconhecido pelo Papa Bonifácio IX e usufruindo de terrenos para a construção da Igreja e para a cerca.

A fachada da Igreja está orientada para poente, abre-se um arco em asa do cesto que permite o acesso para a entrada do Templo. Sobre o arco insere-se um janelão rectangular. O remate da fachada é feito por frontão triangular, alojando o óculo que interrompe cimalha, lateralmente assente em pilastras de aparelho em bossagem encimados por pináculos. Coroamento por cruz latina no vértice. O interior da Igreja possui, na capela-mor, um retábulo Joanino de grande qualidade no rico e decoração. Subdivide-se em três planos verticais, sendo dois laterais com nichos de imagens sob baldaquino e um central reentrante correspondente à tribuna alojando o trono.

Está situado num meio montanhoso, isolado, este conjunto da qual, actualmente, a Igreja pertence à confraria da Nossa Senhora de Mosteiró e o edifício do Convento pertence a particulares, sendo de muitos herdeiros.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se anualmente a 18 de abril. A data foi instituída em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983. Visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. O tema de 2017 é “Património Cultural e Turismo Sustentável”.

Veja mais imagens desta visita:

Últimas