PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Requalificação da EB 2,3/S avança em 2012

4 Fevereiro, 2011 - 10:16

198

0

As instalações da EB 2,3 /S de Valença vai ser alvo de uma requalificação já em 2012. A confirmação surgiu recentemente, quando o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou a quarta fase do programa de Modernização das Escolas Secundárias. No distrito de Viana do Castelo são seis as escolas visadas.

As instalações da EB 2,3 /S de Valença vai ser alvo de uma requalificação já em 2012. A confirmação surgiu recentemente, quando o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou a quarta fase do programa de Modernização das Escolas Secundárias, e entre os 90 estabelecimentos de ensino em todo o país encontra-se o do concelho de Valença. No distrito de Viana do Castelo são seis as escolas visadas no documento.
Satisfeita, a directora do Agrupamento Muralhas do Minho, Ângela Evangelista, ressalva que o edifício actual já não corresponde às necessidades educativas, dada a desagregação.

Ainda sem ter conhecimento total do tipo de requalificação que a EB 2,3/S de Valença vai sofrer, Ângela Evangelista explica que das duas uma. Ou será remodelada ou quase que reconstruída na totalidade.

A Parque Escolar, entidade pública responsável pelo planeamento, gestão, desenvolvimento e execução do programa de modernização da rede pública de escolas secundárias e outras afectas ao Ministério da Educação, tem previsto, para 2012, o arranque de uma intervenção na EB 2,3/S de Valença.
Com mais de 20 anos, as instalações sofrem de "graves" problemas de infiltrações na cobertura, além da desagregação provocada pela sua disposição prisional e "inadequada às novas exigências educativas". A escola é frequentada por cerca de 1000 alunos.
Recorde-se que o executivo tem dirigido obras sistemáticas de manutenção no estabelecimento de ensino, com montantes superiores aos disponibilizados anualmente pelo Ministério da Educação na ordem dos 20 mil euros, mas Jorge Mendes já reiterou que a solução defenitiva passaria pela requalificação do edifício. Cenário agora anunciado pelo Governo.

Últimas