PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Refer adjudicou reabilitação dos pilares da ponte internacional por 3,5 ME

20 Dezembro, 2011 - 08:12

150

0

A Refer acaba de consignar, por 3,5 milhões de euros, a empreitada de reforço da centenária ponte internacional de Valença, sobre o rio Minho, anunciou fonte daquela empresa.

A Refer acaba de consignar, por 3,5 milhões de euros, a empreitada de reforço da centenária ponte internacional de Valença, sobre o rio Minho, anunciou fonte daquela empresa.

A empreitada prevê o reforço e reabilitação das fundações da ponte e deverá decorrer durante um ano.

Os trabalhos contemplam a reabilitação de quatro pilares da ponte, que será ainda dotada de dispositivos de controlo dos movimentos longitudinais, da substituição de todos os aparelhos de apoio e do reforço e reabilitação das alvenarias da estrutura.

A ponte internacional de Valença, que este ano comemora 125 anos, assegura as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Valença e Tui (Galiza), e é constituída por uma super-estrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos.

Segundo a Refer (Rede Ferroviária Nacional), a empresa Teixeira Duarte, vencedora do concurso, vai para já montar todo o estaleiro de obra, que se localizará na margem portuguesa.

"Os trabalhos propriamente ditos iniciar-se-ão no próximo mês de janeiro", disse ainda a fonte.

Esta obra tinha sido lançada a concurso público por 6,2 milhões de euros, mas será realizada por 3,5 milhões.

A ponte é propriedade conjunta da Refer e da empresa Estradas de Portugal, bem como dos organismos públicos espanhóis Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras.

O presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, já tinha explicado à Lusa tratar-se de uma empreitada sem qualquer cenário de urgência.

"Pelo que fui informado pela Refer, a ponte está segura, não corre qualquer risco. São daquelas obras que se fazem de 50 em 50 anos", explicou, sublinhando a grande utilização ferroviária da travessia, sobretudo na ligação entre Vigo (Galiza) e Leixões.

FONTE: LUSA

Últimas