PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

“Prove”: Produtoras podem agora entregar cabazes em casa e no trabalho

27 Novembro, 2012 - 14:36

213

0

Ao todo, os cabazes de produtos agrícolas tradicionais de Monção chegam a casa de 25 famílias do concelho, de Melgaço, de Valença e até de Espanha. O projecto tem corrido bem, mas a autarquia quer reforçar a visibilidade.

Em Monção, os cabazes do “Prove” podem agora ser entregues ao domicílio ou no local de trabalho. Recorde-se que as entregas eram feitas apenas na sede da junta de freguesia da vila, mas o projecto acaba de ser alargado.

A proximidade e a captação de mais consumidores são os principais objectivos desta medida, que não terá custos adicionais para quem consome, tal como explicou à Rádio Vale do Minho, Célia Goncalves, responsável pela promoção da iniciativa.

Ao todo, os cabazes de produtos agrícolas tradicionais de Monção chegam a casa de 25 famílias do concelho, de Melgaço, de Valença e até de Espanha. O projecto tem corrido bem, mas a autarquia quer reforçar a visibilidade. Equaciona-se a distribuição de desdobráveis em serviços e equipamentos públicos e uma maior aproximação às redes sociais.

O projecto, com dois anos e meio de existência, integra actualmente três produtoras. É o caso de Maria do Carmo Domingues. Natural de Longos Vales, esta monçanense encontrou no “Prove” uma forma de escoar os seus produtos agrícolas. À Rádio Vale do Minho, esta produtora garante que as encomendas têm aumentando.

No cabaz, avaliado em 9,5 euros, as produtoras colocam produtos tradicionais diversos. A qualidade é a palavra de ordem, admite Maria do Carmo Domingues.

Satisfeita com este projecto, está também Odete Barra, uma das consumidoras habituais, aderiu ao “Prove” há cerca de dois anos. Para esta cliente, o preço é acessível, tendo em conta a qualidade dos produtos e a “simpatia” das pessoas envolvidas no projecto.

Além da promoção de uma alimentação saudável, o projecto “Prove” visa estimular a produção tradicional e fomentar o consumo de vegetais e frutas.

Este é, de resto um dos pilares da política assumida pelo executivo monçanense. Augusto Domingues, vice-presidente, realça que este é um concelho tipicamente rural e agrícola.

Promovido pela ADRIMINHO e pela Câmara Municipal de Monção, o “Prove” tem-se revelado um caso de sucesso, neste concelho. Com este projecto, que se pretende contínuo, as duas entidades procuram ainda “sensibilizar e mobilizar os consumidores da zona urbana para a redescoberta dos territórios rurais e respectivos produtos e tradições”.

De referir que o cabaz, com um peso variável entre cinco a sete quilos, poderá ser vendido pontualmente, por semana e quinzenalmente.

Basta contactar as produtoras ou a autarquia e preencher uma ficha de inscrição, na qual se deverá assinalar os produtos pretendidos, a periodicidade e o local de entrega.

Últimas