PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Paulo A. Ferreira: ‘Aposta na qualidade do Alvarinho está a alavancar notoriedade da sub-região’

1 Julho, 2016 - 20:17

144

0

Secretário de Estado Adjunto e do Comércio apontou Feira do Alvarinho como ‘exemplo a ser seguido’.

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio apontou esta sexta-feira a Feira do Alvarinho como “um exemplo a ser seguido”. No discurso de abertura do evento, Paulo Alexandre Ferreira realçou que “este é um dos mais prestigiados certames dedicados à promoção do vinho em Portugal. “Este vinho reflete aquilo que é todo um trabalho, toda uma visão, toda uma aposta no futuro. Essa aposta é na qualidade e é essa aposta que está a alavancar este vinho e a notoriedade que a sub-região de Monção/Melgaço está a ter e a fomentar”, considerou o governante.
Paulo Alexandre Ferreira fez ainda questão de lembrar outro tipo de vantagens que surgem com os esforços desenvolvidos por Monção e Melgaço na promoção do Alvarinho. “É uma aposta que contribui positivamente para que a região do Alto Minho seja vista como uma porta de entrada não só no Minho como também em Portugal. Isto constitui um espaço de afirmação da identidade e da cultura local, que é importante continuar a desenvolver”.
Já o presidente da Câmara de Monção, deixou sobretudo uma mensagem onde aponta o caminho que o Alvarinho deve seguir nos próximos tempos. “O futuro é a defesa da origem, do território que ‘inventou’ este produto de excelência. Temos de ser excelentes para combater a concorrência do exterior”, alertou Augusto Domingues. “Os viticultores terão de ser ressarcidos com um valor por quilograma que lhes permita manter a atividade. Para isso, as garrafas colocadas no mercado, devem vender-se a um preço equivalente ao valor do produto. Corrigindo um erro do passado, teremos de defender o território”, assumiu o autarca moncanense.
A Real Confraria do Vinho Alvarinho esteve também presente na cerimónia e, pela voz do Grão-Mestre, optou por um discurso mais mitológico. “Este é também o templo do deus Baco, onde podem também ser feitos negócios. Podem aumentar-se clientes e amantes do vinho Alvarinho”, apontou José Emílio Moreira. “Esperamos que esta Feira do Alvarinho seja, de facto, um local de sucesso empresarial. Um local de sucesso na promoção deste produto único e que é nosso”, concluiu o também antigo presidente da Câmara de Monção.
A cerimónia contou também com a intervenção de Miguel Queimado, da Associação de Produtores de Alvarinho. Um discurso onde o responsável registou “com muita satisfação o facto de verificar-se um notável crescimento de produtores representados e assim assumir-se cada vez mais esta feira como uma aposta clara nos produtores de Monção e Melgaço”. Para Miguel Queimado, as três dezenas de produtores presentes mostram “um exemplo claro da nossa força. Este é o caminho que deve ser seguido com um esforço claro de todos os produtores a promover a nossa sub-região. Foi e é um caminho de cimentação da nossa marca. É um desafio que deve ser assumido por nós todos. Só com uma atuação coletiva dos diferentes atores da sub-região poderemos atingir o que todos procuramos: a criação de valor para todos”, frisou.
A Feira do Alvarinho arrancou esta sexta-feira. Vai prolongar-se até domingo. Ao longo dos três dias, a organização espera a presença de 80 mil pessoas de diferentes idades e nacionalidades, prevendo-se que o volume de negócios neste fim de semana seja superior a meio milhão de euros. Valor referente às transações na feira mas também ao alojamento, restauração, cafetarias e pequeno comércio do concelho.
No total estão presentes 122 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. No espaço descoberto marcam presença 69 expositores, entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização, venda de copos, patrocinadores oficiais. No espaço coberto, localizam-se os produtores de vinho Alvarinho (30), tasquinhas (10), fumeiros/doçaria (10) e EPRAMI.come (2).
A edição deste ano da Feira disponibiliza ainda várias valências. Entre elas o multibanco, sanitários, posto médico, serviço Wi-Fi, espaço lounge, espaço Revista Vinhos, espaço multiusos e uma área infantil com ateliês para crianças dos quatro aos 10 anos.

Últimas