PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Museu Regional acolhe Festa do Emigrante esta terça-feira

9 Agosto, 2016 - 11:39

169

0

Petiscos tradicionais e muita música dão as boas vindas aos filhos da terra, num reencontro em ambiente descontraído com courenses dos quatro cantos do Mundo.

O Museu Regional de Paredes de Coura acolhe esta terça-feira a Festa do Emigrante. Uma manifestação de alegria, afetos e boas vindas aos filhos da terra com os quais os courenses têm uma “dívida de gratidão e reconhecimento”. “Os emigrantes são pessoas corajosas, dispostas aos maiores sacrifícios e a fazer aquilo que nunca fizeram em prol das suas famílias e do bem-estar daqueles que lhes são mais próximos”, considera o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, que mais uma vez elegeu o Museu Regional como o espaço privilegiado para receber tão ilustres courenses.
Petiscos tradicionais e muita música, nomeadamente pelo Grupo de Cantigas da Associação de Padornelo e pelo Grupo de Cantares Ré Maior da Associação de Mozelos dão as boas vindas a estes filhos da terra, num reencontro em ambiente descontraído com courenses dos quatro cantos do Mundo. “Queremos criar um ambiente familiar de regresso a casa, a esta que é a casa de nós todos”, explica Vitor Paulo Pereira, para quem a música e os cantares tradicionais “contribuirão para criar a desejada atmosfera familiar”, à qual também se juntam as indispensáveis iguarias e petiscos do Alto Minho e tão características de Paredes de Coura.
Aproveitando o simbolismo da iniciativa, será também lançado o catálogo da exposição “Impressão Digital em Terras de Coura”, concebida por Cláudia Freire e Jorge Murteira, que recentemente foi galardoada com uma menção honrosa do Prémio Inovação e Criatividade atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Num calendário recheado de iniciativas, a Festa do Emigrante é mais um dos pontos altos destas Festas do Concelho que se prolongam até 14 de agosto, e que trazem a Paredes de Coura muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, cortejo etnográfico, fogo-de-artifício e a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores. Há ainda a registar os arraiais noturnos com os Kalhambeke, Hugo Band, Orquestra Royal e Night Shadow, que oferecem por estes dias um colorido ímpar a esta vila no coração do Alto Minho. O início da Festa do Emigrande está agendado para as 20h00.

Últimas