PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura: Ministro da Educação anuncia mais de 200 milhões para a rede pública

12 Setembro, 2016 - 20:43

156

0

Governante garantiu que esta medida ‘não é nenhum fogo fátuo de início de mandato’.

“Há pelo menos 8056 excelentes razões para estarmos aqui juntos, hoje, em Paredes de Coura. Cada uma destas razões tem um rosto único e uma promessa insubstituível. Estas 8056 razões são tantas quantas as crianças e os jovens que vão beneficiar do facto de hoje aqui estarmos”. Foi assim, de forma numérica e exata que o Ministro da Educação começou esta segunda-feira por dirigir-se a um auditório quase cheio, no Centro Cultural de Paredes de Coura. Tiago Brandão Rodrigues, em conjunto com os presidentes de Câmara do distrito de Viana do Castelo, marcou presença na sessão pública de assinatura dos Acordos de Colaboração para a Modernização de Escolas, no âmbito do Norte 2020. “A estes alunos somam-se as suas famílias. E a elas, a população de cada um dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que hoje, e no futuro, dirão sim a este desafio exigente. Trata-se de estar à altura de não esquecer que o território não é um espaço abstrato e de que a educação não se realiza exclusivamente com conceitos e práticas pedagógicas por mais essenciais que estas sejam”.
O Ministro da Educação adiantou ainda que estes Acordos de Colaboração vão estender-se ao resto do país. No total, serão mais mais de 200 intervenções e mais de 200 milhões de euros de investimento público na rede pública de educação. “Estes Acordos de Colaboração cumprem a palavra do Governo e do desejo do poder autárquico na rápida execução de fundos comunitários”, realçou Tiago Brandão Rodrigues.
O Governante garantiu ainda que esta medida “não é nenhum fogo fátuo de início de mandato”. A justificar, Brandão Rodrigues adiantou que o Governo continua a trabalhar tanto na educação como noutros setores “para que esta descentralização saia do conforto do politicamente correto e chegue a quem dela beneficie”.

“Colocar Lisboa a olhar para nós”

Já o presidente da Câmara de Paredes de Coura, no seu discurso, começou por salientar o “poder da educação”. Mas quase que de forma inevitável, Vítor Paulo Pereira voltou a apelar à necessidade de mostrar que ‘não existe só paisagem’ à volta de Lisboa. “Em Paredes de Coura, em vez de lutarmos contra o centralismo, preferimos construir uma nova centralidade. Ou seja, construir projetos bons que sejam capazes de colocar Lisboa a olhar para nós”, disse o edil courense.
Uma vez mais, Vítor Paulo Pereira rejeitou a ideia das comunidades terem de ficar “à espera que o Terreiro do Paço diga o que fazer”. “Foi assim, por exemplo, na candidatura que fizemos para o arranjo do telhado, das caixilharias e da parte exterior da escola. Não ficámos à espera de ninguém. Fizemos uma candidatura mas acabámos nós por pagar uma fatura de 350 mil euros. Mas foi o melhor dinheiro que alguma vez gastámos”, considera o autarca socialista. “A nossa escola vai ser objeto de uma nova requalificação fruto deste Acordo e vão ser gastos dois milhões de euros. Será a obra mais importante que vamos fazer neste período à frente da Câmara Municipal”. Vítor Paulo Pereira lembrou ainda que “quando se discutia se essa comparticipação nacional iria existir ou não, nós avançámos porque acreditamos verdadeiramente no espírito da Educação”.
Recorde-se que estes Acordos de Colaboração assinados esta segunda-feira, em Paredes de Coura, definem as condições de transferência do Ministério da Educação para os Municípios signatários das atribuições para a modernização de nove escolas do Alto Minho. Trata-se de um investimento global de cerca de 19 milhões de euros previsto no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Alto Minho 2020, que será executado ao abrigo do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Últimas