PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Escola do Rock arranca a 17 de dezembro – Ainda há vagas

30 Novembro, 2017 - 03:24

210

0

Já falta pouco para ouvir os primeiros acordes na Escola do Rock – Paredes de Coura, que nesta 4ª edição se desenrola entre os dias 17 e 22 de dezembro, […]

Já falta pouco para ouvir os primeiros acordes na Escola do Rock – Paredes de Coura, que nesta 4ª edição se desenrola entre os dias 17 e 22 de dezembro, em plenas férias letivas de Natal. Após os sucessos alcançados com as edições anteriores, que levou um grupo de cerca de 50 jovens a pisar palcos como os do Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa ou Casa da Música, a Escola do Rock – Paredes de Coura vai continuar a acolher jovens músicos com idade superior a 13 anos, que queiram mostrar o que valem num programa intensivo de seis dias de formação, experimentação e partilha.

A Escola do Rock – Paredes de Coura é uma iniciativa do Município, que em 2015 foi distinguido com o Prémio UM-Cidades instituído pela Universidade do Minho. “É um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística. Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios, mas de forma séria”, explica Vítor Paulo Pereira, Presidente da Câmara de Paredes de Coura, acrescentando que “o currículo disciplinar escolar é essencial e tem muito peso na nossa sociedade. Mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas formações dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho”.

Com a colaboração e direção artística do Space Ensemble para a definição do plano de formação, o objetivo da “Escola do Rock – Paredes de Coura” passa por permitir a um conjunto de músicos provenientes de todo o país, desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock.

O programa, como vem sendo hábito, vai envolver ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, showcases, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops. A equipa de formadores continua a ser dirigida por Nuno Alves (direção artística) e conta com Samuel Coelho (guitarra/violino), Jorge Queijo (bateria), Sérgio Bastos (piano/teclados), Miguel Ramos (baixo) e Maria Mónica (voz). Adicionalmente, para dirigir workshops e apresentar em concertos os seus projetos, estarão presentes o baterista Pedro Oliveira (músico de Dear Telephone, Peixe:avião, etc.), com o projeto a solo KRAKE, e o guitarrista Miguel Azevedo com o trio “O Bom, O Mau e o Vilão”.

A base de trabalho será o espaço Caixa da Música, criado pelo Município de Paredes de Coura para acolher concertos e residências artísticas como esta. Adicionalmente, os concertos e workshops decorrerão em diversos espaços do Concelho de Paredes de Coura.

Para demonstrar a singularidade desta escola e o complemento que pode dar ao ensino tradicional, basta referir que o plano curricular incluiu bandas como Led Zeppelin, The Beatles, Morphine, Pixies, PJ Harvey, Queens of the Stone Age, The Black Keys, Nirvana, AC/DC, Franz Ferdinand ou Arcade Fire. “Nesta edição vamos reforçar a nossa atenção nos temas clássicos da história do Rock, trabalhando um referencial que consideramos essencial para um desenvolvimento musical sustentável”, apontou Nuno Alves, do Space Ensemble.

No final dos seis dias de formação, há o já muito esperado espetáculo de apresentação final, a decorrer no dia 22 de dezembro, às 22h00. Depois, ao longo do primeiro semestre de 2018, seguir-se-á uma tour por algumas salas nacionais e internacionais, ainda a definir.

Para se inscreverem, os interessados deverão enviar um email para [email protected] com o nome, data de nascimento, morada, contacto telefónico, uma pequena biografia, referência ao instrumento que pretendem utilizar e uma foto. Depois, é só esperar pela validação por parte da Escola.

Últimas