PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Munícipio já colocou seis contentores para recolha de roupa a distribuir a famílias carenciadas

25 Agosto, 2010 - 14:43

440

0

E depois da medida ter sido aplicada em Monção, é agora a vez do concelho de Melgaço colocar nas ruas do centro da vila contentores para recolha de roupa, destinada a pessoas carenciadas do concelho. A ideia partiu de um protocolo entre a Cruz Vermelha Portuguesa nacional e uma empresa sedeada em Braga. De acordo com o presidente da delegação da Cruz Vermelha, em Melgaço, foram já colocados seis contentores no centro da vila.

E depois da medida ter sido aplicada em Monção, é agora a vez do concelho de Melgaço colocar nas ruas do centro da vila contentores para recolha de roupa, destinada a pessoas carenciadas do concelho. A ideia partiu de um protocolo entre a Cruz Vermelha Portuguesa nacional e uma empresa sedeada em Braga. De acordo com o presidente da delegação da Cruz Vermelha, em Melgaço, foram já colocados seis contentores no centro da vila. A roupa recolhida será sujeita a um processo de triagem, de acordo com as necessidades existentes no concelho.
Esta foi a última acção a ser desenvolvida pela delegação da Cruz Vermelha de Melgaço, depois de há quatro meses ter inaugurado uma Loja Social no concelho, um espaço destinado a recolher roupa, calçado, brinquedos e géneros alimentares para famílias carenciadas. Segundo Gaspar Caldas, o balanço do trabalho feito tem sido "positivo", mas o número de pedidos desceu. O responsável não avança números, mas explica que esta loja veio dar maior organização e gestão dos pedidos, evitando-se situações abusivas e apoios desnecessários. Assim, cada caso é avaliado de acordo com os critérios definidos pelas diversas instituições técnicas envolvidos no processo de triagem.
Actualmente, a Cruz Vermelha de Melgaço dá apoio a cerca de cem famílias carenciadas do concelho, às quais o apoio é também facultado com a distribuição de bens alimentares recolhidos em campanhas solidárias ou através do Banco Alimentar. Mais uma vez, Gaspar Caldas refere que, o que é dado, é apenas o "realmente justo".
Questionado sobre o possível aumento de casos de carências no concelho, o presidente da Cruz Vermelha de Melgaço explica que o sentido é precisamente a diminuição desses casos. Gaspar Caldas refere que o objectivo da delegação é facultar "apoio pontual" e não criar "hábitos" e "dependência" das famílias.
O presidente da Cruz Vermelha de Melgaço. Depois da criação de uma Loja Social, o concelho alto-minhoto tem agora seis contentores disponíveis nas ruas do centro da vila, para recolha de roupa. Objectivo: dar a quem mais precisa.

Últimas