PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Torre de Lapela: Data de abertura ao público vai ser anunciada ainda este mês

11 Março, 2016 - 17:47

142

0

‘Presidente da Câmara esteve no local para verificar o andamento das obras.

A data de inauguração e de abertura ao público da Torre de Lapela vai ser anunciada ainda este mês. A garantia foi deixada esta sexta-feira pela autarquia monçanense que, em nota de imprensa, recorda que aquele edifício está a ser objeto de trabalhos de conservação e requalificação. A empreitada, avaliada em cerca de 70 mil euros com financiamento no âmbito do “QREN – Valorização e Qualificação Ambiental – Eixo III – Património Cultural”, encontra-se praticamente concluída, faltando apenas a beneficiação do pavimento envolvente e a colocação de madeira nos canastros.
Durante esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, a responsável pelo Pelouro das Obras e Urbanismo, Conceição Soares, e o presidente da União de Freguesias de Troporiz e Lapela, José Alberto Esteves, estiveram no local para verificarem o andamento das obras.
Imóvel classificado como monumento nacional desde 23 de junho de 1910, a Torre de Menagem de Lapela constitui uma edificação com elevado significado histórico-cultural e um apelativo enquadramento paisagístico sobre o casario tradicional de Lapela, rio Minho e margem galega. “Neste edifício carregado de histórias e memórias, pretendeu-se, através desta intervenção, a criação de uma imagem renovada de todo o interior, criando-se um espaço funcional para os visitantes e mais um elemento de promoção cultural do concelho”, salienta a autarquia.
Edificação com valor histórico e cultural, a sua construção é austera e minimalista, onde o supérfluo não existe e a beleza reside na simplicidade. Apresenta uma tipologia de torre isolada, com remate ameado e acesso principal e único num patamar elevado.
Cumprindo a sua função defensiva na linha do rio Minho, possui cisterna, paredes em alvenaria de granito aparelhado com 2,5 metros de espessura e passadiço ao nível da cobertura, terminado em telha tradicional. Tem 27 metros de altura e cerca de 11,50 metros de largura.
Nos últimos anos, talvez derivado da proximidade da Ecopista do Rio Minho, tem sido muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros. A dificuldade e precaridade do acesso ao interior e à cobertura, constitui, no entanto, uma grande adversidade para uma maior promoção deste espaço singular e debruçado sobre as águas do Minho.

Casa mortuária e cemitério em Troporiz

Nesta deslocação, os autarcas estiveram também na obra de alargamento do cemitério de Troporiz e na futura casa mortuária. “Trata-se de dois investimentos importantes com grande alcance social que decorrem com total normalidade e cumprimento do cronograma”, sublinha a edilidade. Os trabalhos de alargamento do cemitério compreendem uma pequena área de descanso junto ao adro da Igreja Paroquial. A casa mortuária, fruto de um acordo de comodato entre a união de freguesias e a comissão fabriqueira, garante condições de comodidade aos familiares e amigos na despedida dos entes queridos.

Últimas