PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção/Salvaterra: Centenas de crianças largaram balões na ‘rua’ que nos liga

13 Abril, 2015 - 11:04

166

0

Iniciativa pretendeu fomentar a cumplicidade entre crianças portuguesas e galegas.

Cerca de 600 crianças de escolas de Monção e Salvaterra de Miño largaram esta segunda-feira outras tantas centenas de balões na Ponte Internacional que liga as duas localidades. Uma iniciativa organizada pela Associação ‘Ponte nas Ondas’ na qual os mais novos celebraram os 20 anos da travessia e a geminação recentemente realizada entre os dois municípios. Ouvido pela Vale do Minho, o vereador Paulo Esteves referiu que “tanto o Executivo de Monção como o de Salvaterra pretendem que as duas vilas estejam cada vez mais próximas, tendo por base o projeto estruturante da Eurocidade. Esta só faz sentido se houver aproximação, identificação e cumplicidade entre as duas vilas”.
Após a largada de balões, seguiram-se vários jogos tradicionais e muita animação para os mais novos. Tudo com a intenção de cimentar entre os mais novos a amizade entre minhotos e galegos. “É nestas idades que se forma a personalidade. É nestas idades que os professores passam as mensagens e ‘é de pequenino que se torce o pepino’ “, sublinhou Paulo Esteves.
Com idades compreendidas entre os seis e os 13 anos, nenhuma das crianças presentes teve qualquer convivência com o escudo. Nem com a peseta e muito menos com o tempo em que era mostrada a identificação na hora de atravessar o rio. “Há crianças que hoje já não têm o referencial do que era o câmbio. Hoje há o euro para um território baseado numa região. É pena que esta geração tenha ainda pouca noção do que era a peseta e o escudo e do que é agora o euro. Isto para perceber as diferenças e a transição”, continuou o vereador.
O autarca mostrou-se, no entanto, bastante feliz porque “há hoje bastantes coletividades portuguesas e galegas que se propõem organizar eventos em conjunto. Sentem esta identificação, por exemplo, com a taxa de ocupação da piscina municipal. Parte das pessoas que lá vão são espanholas. Temos, por outro lado, uma coletividade monçanense a treinar no campo de Salvaterra. Existe, portanto, uma cumplicidade e uma entreajuda. É este o conceito para uma Eurocidade”, realçou Paulo Esteves.
Esta atividade teve o apoio da Câmara Municipal de Monção e do Concello de Salvaterra de Miño.

Últimas