PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Vereadora da Educação rejeita cenário de inflação de notas na Secundária

5 Fevereiro, 2018 - 01:48

246

1

A vereadora da Educação na Câmara de Monção rejeita totalmente as conclusões do Ministério da Educação, que colocam a Escola Secundária de Monção na lista das cinco escolas da região […]

A vereadora da Educação na Câmara de Monção rejeita totalmente as conclusões do Ministério da Educação, que colocam a Escola Secundária de Monção na lista das cinco escolas da região do Minho que iflacionam as notas dos alunos. No Alto Minho, o Colégio do Minho, em Viana do Castelo, e a Escola Secundária de Monção são as duas escolas visadas. Desde 2012 que estas escolas secundárias dão sempre notas mais altas do que seria esperado, segundo dados do Ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues.

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, a reação de Natália Rocha foi taxativa. “Estamos a comparar o incomparável! Não faz sentido nenhum comparar a classificação externa – que é a nota do exame – com a classificação interna. Isto porque a classificação interna resulta não só dos conhecimentos adquiridos pelos alunos mas também das competências, das atitudes e dos valores alcançados ao longo do percurso escolar”, explicou a autarca. “Como sabemos, a escola tem também o papel de formar cidadãos com caráter, com valores e com princípios morais. Tudo isso pesa na avaliação interna”, vincou Natália Rocha em tom firme.

 

Natália Rocha: “Como sabemos, a escola tem também o papel de formar cidadãos com caráter, com valores e com princípios morais. Tudo isso pesa na avaliação interna.”

 

Já no que refere à classificação externa, a vereadora recordou que “resulta somente da avaliação de conhecimentos que é testada numa única prova. Daí eu não concordar com o modo como este indicador é testado”.

Embora a Escola Secundária de Monção tenha até subido no ranking das escolas [ascendeu 73 posições e está agora no lugar 246], Natália Rocha mostra algum desagrado pela forma como é feita esta classificação. “Os indicadores usados são bastante redutores. Reduzem-se a números, a médias, a estatísticas… e nós sabemos que a escola é mais do que isso”, apontou. “Cada escola tem a sua realidade e cada escola trabalha para o sucesso dos seus alunos. Como é que se comparam, por exemplo, escolas públicas com privadas? A escola pública é uma escola inclusiva! Não há qualquer tipo de seleção de alunos! “.

 

Natália Rocha: “Cada escola tem a sua realidade e cada escola trabalha para o sucesso dos seus alunos.”

 

Nos últimos anos, as suspeitas de inflação de notas levaram a que fossem levantados inquéritos por parte da Inspeção-Geral de Educação e Ciência. Todas as escolas em causa foram objeto de recomendações e tiveram várias intervenções de acompanhamento, por parte da IGEC, segundo informações do Ministério. Na visão de Natália Rocha, os resultados da Secundária de Monção colocam de lado quaisquer suspeitas. “O Agrupamento de Escolas sempre se pautou pelo rigor e pela excelência”, concluiu.

Últimas