PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Nem São Pedro quer perder a pista de gelo!

13 Dezembro, 2017 - 03:08

423

0

“Se o tempo não ajudar colocamos uma carpa por cima da pista. Mas gostava que fosse ao ar livre. Que as pessoas sentissem aquela sensação de patinar e levar com […]

“Se o tempo não ajudar colocamos uma carpa por cima da pista. Mas gostava que fosse ao ar livre. Que as pessoas sentissem aquela sensação de patinar e levar com o frio no rosto”. A confissão foi feita pelo presidente da Câmara de Monção, durante a reunião do Executivo Municipal realizada esta semana em Messegães. Perante um salão da Casa da Cultura completamente cheio, António Barbosa mostrou-se entusiasmado com a proximidade de uma atividade inédita no concelho. É já no próximo sábado que chega a Pista de Gelo à praça Deu-la-Deu, em pleno centro histórico da vila.

As palavras do presidente parecem ter chegado ‘lá acima’. Vem aí frio. Muito frio, mesmo. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva vai fazer uma pausa a partir de sexta-feira. Só que esta ‘pausa’ quase que se vai transformar em ‘férias’. Com a chegada do fim-de-semana, os termómetros vão descer a pique e deverão atingir mínimas de 0ºC em Monção. Noutros concelhos do distrito, como é o caso de Paredes de Coura, poderão mesmo chegar a valores negativos.

Seja então feita a vontade do presidente: haverá frio e muito sol. São precisamente estas as previsões do IPMA para a próxima semana, o que ajudará certamente ao êxito da Pista de Gelo de Monção. Entre domingo e quinta-feira o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou até mesmo limpo. O vento vai soprar fraco.

A Pista de Gelo funcionará entre as 14h00 e as 22h00 e entre as 16h00 e 21h00 (apenas de 2 a 5 de janeiro), tendo como ‘chamariz’ o facto de poder ser utilizada gratuitamente, durante um tempo determinado, pelos clientes do comércio tradicional. Exemplificando: uma pessoa compra um artigo ou produto em qualquer comércio tradicional e recebe um voucher (distribuído pela autarquia pelos comerciantes) que lhe permitirá usufruir da pista de gelo por um tempo limitado. O acesso ao voucher depende do valor da compra, o qual fica a critério do comerciante.

 

Animação nas ruas

 

Para além da pista de gelo, as ruas vão ficar ainda mais animadas com a presença de figuras ligadas à época e grupos musicais. Em horas específicas, principio e final da tarde, percorrerão as ruas do centro histórico e avenidas/urbanizações envolventes.
Está igualmente previstoum circuito de 29 presépios, em tamanho real, disperso por toda a vila. Trata-se de uma parceria com as coletividades locais, contando ainda com o apoio da Associação de Artesãos Post`Arte que, ao lado de cada presépio, colocará dois expositores com artigos natalícios.
Na Praça Deu-la- Deu Martins, vai situar-se a Casa do Pai Natal, com oficina de manualidades/ateliês infantis, e quatro expositores para venda de chocolate quente, crepes e bolachas, iniciativa da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores. Estas iniciativas vão prolongar-se até 7 de janeiro.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

Últimas