PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Primeiras viaturas elétricas do Município já chegaram

7 Dezembro, 2017 - 17:38

242

0

O Município de Monção acaba de adquirir três novas viaturas elétricas. São as primeiras na frota da autarquia. Chegaram esta quinta-feira ao Estaleiro Municipal, no Parque Industrial da Lagoa. “Foi uma […]

O Município de Monção acaba de adquirir três novas viaturas elétricas. São as primeiras na frota da autarquia. Chegaram esta quinta-feira ao Estaleiro Municipal, no Parque Industrial da Lagoa. “Foi uma aquisição importante, dado que estamos a caminhar para um futuro onde os carros a gasolina e a gasóleo tenderão a desaparecer”, sublinhou à Rádio Vale do Minho o vereador Duarte Amoedo. Ainda de acordo com o autarca, esta aquisição implicou um investimento a rondar os 93 mil euros com uma comparticipação de 22 mil euros fruto da candidatura ao Fundo Ambiental, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Durante parte da tarde, cerca de uma dezena de funcionários teve a sorte de estrear e de aprender a manusear os novos ‘bólides’ da autarquia. Trata-se do Nissan e-NV200, que está entre os elétricos mais vendidos pela marca em todo o mundo. “É um furgão 100% elétrico, que é uma novidade neste tipo de segmento”, avançou-nos Armando Diegues, da Nissan Confiauto. “Em termos de equipamento, podemos qualificá-lo como de topo num carro de passageiros. Vai desde o GPS, passando pelo sistema de chave inteligente, ar condicionado, volante aquecido, entre outros…”. A Rádio Vale do Minho apurou ainda que bastam 30 minutos de carregamento rápido para a bateria desta viatura chegar aos 80%.

 

Sem motor de combustão nem transmissão convencional

 

A Nissan e-NV200 destaca-se também por não ter um motor de combustão interna nem uma transmissão convencional. Tem menos peças móveis do que os furgões convencionais, o que significa que tem a vantagem adicional de um custo de manutenção muito baixo. E com possíveis poupanças fiscais e outros incentivos, as vantagens não param de crescer. Uma vez que esta viatura não liberta emissões e o motor não produz ruído, o funcionário da autarquia poderá fazer entregas de manhã cedo em zonas residenciais. Poderá até conduzir no interior de edifícios e em zonas protegidas.

 

Funcionários da autarquia aprenderam a manusear as novas viaturas durante a tarde

Últimas