PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Petição pela Eleição dos Representantes dos Pais nas Escolas entregue na AR

19 Abril, 2015 - 18:15

209

0

Signatária número 1 da petição considera necessário dar conhecimento desta situação aos deputados do Parlamento.

Já foi entregue na Assembleia da República a petição pela Eleição dos Representantes dos Pais no Agrupamento de Escolas de Monção. A informação foi avançada este domingo pela signatária número 1 desta iniciativa, Ana Maria Oliveira. Em comunicado, a responsável espera “que o Sr Presidente da Comissão de Educação, o Exmo Sr. Deputado Abel Lima Baptista, que por coincidência é também membro do Conselho Geral do Agrupamento, entenda a gravidade da situação e compreenderá a necessidade dos outros deputados tomarem conhecimento desta situação, contribuindo para a resolução do problema”.
Segundo explica Ana Maria Oliveira, há mais de dois anos que o Agrupamento de Escolas de Monção “funciona num ambiente de grande instabilidade. Inúmeras foram as tentativas para devolver a normalidade ao Agrupamento, sendo que a comunidade educativa tem tentado junto dos diversos responsáveis políticos feito todos os esforços para resolver esta situação. A escola mantém-se há cerca de três anos a funcionar com sucessivas CAP, sendo que a ultima, foi nomeada em Julho de 2014, recorrendo-se a professores que não pertencem ao Agrupamento, uma vez que dentro da escola a situação estaria insanável, decisão esta que foi aceite pacificamente pela comunidade”.
No entanto, continua a responsável, a instabilidade voltou ao Agrupamento. “Uma nova tentativa de constituição do Conselho Geral Transitório encontra-se em novo impasse, diferentes associações não chegam a acordo sob a constituição de listas para a eleição dos representantes no Conselho Geral, três associações entendem que a lista (Lista A) deve ser a mesma das eleições de há dois anos. Dessa lista A constituída por 10 nomes, cinco afirmaram não quererem pertencer a essa lista, sendo que um deles não tem neste momento filhos a estudar no Agrupamento. Duas outras associações convocaram então uma Assembleia de pais para dia 7 de Abril aberta a participação de várias listas sendo que só concorreu uma lista Lista B. No entanto depois de esta convocatória ter sido publicada, as outras três associações convocaram um ato eleitoral para dia 6 de Abril, onde só poderia concorrer a lista A (do quais faziam parte 5 candidatos que não o queriam ser). Realizaram se os dois atos. No dia 6 votaram 130 pais e encarregados de educação na lista A, no dia 7 207 votaram na Lista B”, explica Ana Maria Oliveira. “E assim continua o bloqueio, as associações vêm-se obrigadas a recorrer aos tribunais para tentar resolver estes impasses, sendo que entretanto o agrupamento, os alunos, os professores, pais e toda a comunidade vivem em suspenso”, lamenta.
Refira-se que a petição aceite este domingo pela Assembleia da República apresenta 650 assinaturas.

Últimas