PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Novo Centro Pastoral de Cambeses inaugurado – Presidente da Junta emocionado na despedida

6 Agosto, 2017 - 20:42

254

0

Obra, iniciada em 2011, traduziu-se num investimento total a rondar os 130 mil euros.

Foi inaugurado este domingo o novo Centro Pastoral de Cambeses, em Monção. A obra, iniciada em 2011, traduziu-se num investimento total a rondar os 130 mil euros.
A comunidade local compareceu em peso à cerimónia, que contou com a presença de várias individualidades. Entre elas o presidente da Câmara Municipal de Monção que não resistiu a recordar a hora em que lançou o desafio ao atual presidente de Junta, Manuel José Oliveira, que este ano se despede do cargo após ter cumprido três mandatos consecutivos. “A verdade é que não estamos defraudados. Com a sua equipa, fez algo de transcendental. Puseram a freguesia de Cambeses no mapa! Marcaram a diferença pois não sou aplicaram verbas na rede viária mas fizeram outras coisas que fizeram a diferença na liderança de uma Junta de Freguesia”, enalteceu Augusto Domingues. “Apostaram forte na cultura. E daí a «Ardina», «Os Teimosos» e a Filarmónica Milagrense! Apostaram também numa parceria com a Igreja e daí ter surgido este edifício que me surpreendeu”, confessou o edil socialista.
O novo Centro Pastoral é dotado de uma residência paroquial, salão multiusos, uma sala administrativa e salas de catequese. “Há gente que pensa que a Igreja é rica e que os Municípios não devem apostar na Igreja. Mas não é esse o nosso princípio”, sublinhou o presidente da Câmara. “A Igreja representa património histórico cultural e nós temos de preservá-lo. Temos feito isso de várias formas com a recuperação de telhados de Igrejas, em adros, e agora com esta valência”, recordou o autarca. Por outro lado, continuou Augusto Domingues, “a nossa comunidade é 99,9% católica [apostólica romana]. É, portanto, nossa obrigação investirmos e foi o caso”.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Cambeses não disfarçou o sentimento de orgulho e de alguma emoção à mistura. Manuel José Oliveira, que deixa o cargo após 12 anos à frente dos destinos da localidade, admitiu que “este edifício é um marco importante e é a melhor forma de terminar o trabalho do nosso Executivo durante estes anos”. O autarca de Cambeses falou de “uma obra para toda a freguesia usufruir. Houve uma relação de parceria muito próxima entre a Junta, a Câmara e a Igreja que foi fundamental para termos atingido o nível de excelência que este edifício tem”.
Manuel José Oliveira fez questão de partilhar o sucesso do novo espaço com a sua equipa que integra precisamente a candidata à Junta de Freguesia de Cambeses pelo PS nas próximas eleições autárquicas, Catarina Lourenço. “É verdade que estou em despedida, mas esta equipa nunca vos abandona! Foi um privilégio servir-vos e agradeço todo o carinho que tiveram comigo. Utilizem este espaço! Dêem-lhe o devido valor”, concluiu o presidente da Junta fortemente saudado com um longo aplauso dos presentes.

Últimas