PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Inovação e qualidade prometem ser palavras de ordem na Feira do Alvarinho

27 Junho, 2017 - 16:13

118

0

«Custo global do certame supera os 300 mil euros.

Mais inovação. Mais qualidade. São os maiores pilares em que vai assentar a edição deste ano da Feira do Alvarinho, em Monção. O certame começa já na próxima sexta-feira e vai prolongar-se até domingo. Esta terça-feira, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal revelou que o valor global do certame supera os 300 mil euros. Mais 100 mil do que a média dos anos anteriores. “Investimos na qualidade. As estruturas são completamente novas. Foram criados também outros espaços, tais como o espaço da criança onde um casal poderá deixar os filhos a brincar em sítio próprio. Investimos também na parte sanitária, com maior número de casas-de-banho. Mais modernas”, descreveu Augusto Domingues. “Haverá também um novo espaço gastronómico para promover o nosso prato mais típico… a Foda à Monção. Teremos uma carpa onde, em parceria com a Confraria da Foda, iremos promover este prato de excelência”, anunciou o edil monçanense.
O presidente da Câmara deixou ainda um apelo aos produtores no sentido de se esmerarem no atendimento. “Não queremos que os visitantes venham a Monção apenas esta vez. Queremos também que voltem!”. Assim, Augusto Domingues desafiou aos “preços módicos” a praticar nesta feira. “Não matem a galinha dos ovos de ouro!”, aconselhou.
A cerimónia de abertura será logo pela manhã de sexta-feira, às 11h00. Nos anos anteriores, este tem sido um momento realizado ao final da tarde do primeiro dia. A presidir a sessão solene deste ano, estará o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, abrindo espaço a três dias de promoção dos vinhos Alvarinho, gastronomia local e rentabilização económica dos expositores, comércio, hotelaria e restauração do concelho.
No Campo da Feira, vai localizar-se uma tenda gigante com produtores de vinho Alvarinho (31) tasquinhas/ranchos (8), fumeiros/queijaria (5), tasquinhas (5), doçaria tradicional (4). No espaço exterior, situam-se os expositores de artesanato (32), instituições e associações locais (13), patrocinadores oficiais (12) e organização/venda de copos (2).
Ao todo, marcam presença na feira 112 expositores, acrescentando-se um posto de informação, um posto médico, um espaço infantil, instalações sanitárias, espaço lounge, Eprami.come e espaço “Vinho – Grandes Escolhas”, onde decorrerão as conferências e palestras a cargo de oradores prestigiados e conhecedores desta casta aromática.

Milhares de visitantes esperados

Milhares de pessoas, de diferentes áreas geográficas de Portugal e Espanha, rumam à Terra de Deu-la- Deu Martins para “sentir” a Feira do Alvarinho de Monção. No último ano, no mesmo local, terão passado pelo recinto da feira 70 mil pessoas, originando um volume de negócio direto e indireto (cafetarias, restauração, hotelaria, comércio..) superior a meio milhão de euros.
Ao longo dos três dias, as tardes serão preenchidas com agrupamentos folclóricos do nosso concelho. As noites iniciam-se com animação de rua (charangas), continuando, pela noite dentro, com Dj`s conhecidos do grande público. Na sexta-feira, Paulino Coelho. No sábado, Fernando Alvim.
A Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade reforçar a sua condição de instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais.
Assume-se ainda como uma espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e regionais.

Últimas