PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Geólogo monçanense descobre nova espécie de mineral

21 Maio, 2018 - 07:21

403

0

Chama-se Jahnsite MnMnZn. É uma nova espécie de mineral e foi descoberta pelo geólogo monçanense Pedro Alves, perto de Odemira. O feito aconteceu há dois anos, mas só agora foi […]

Chama-se Jahnsite MnMnZn. É uma nova espécie de mineral e foi descoberta pelo geólogo monçanense Pedro Alves, perto de Odemira. O feito aconteceu há dois anos, mas só agora foi tornado público dado que era necessário o reconhecimento oficial da Associação Mineralógica Internacional (IMA).  Natural da freguesia de Sago, Pedro Alves sempre teve a paixão pela mineralogia desde criança. Já deu grandes contributos para a ciência e este é mais um momento em que o português, natural do berço do Alvarinho, inscreve o seu nome nas mais prestigiadas galerias deste ramo científico. “Quando o mineral é novo, nunca sabemos que o descobrimos. Não é reconhecido pela ciência e temos ali uma indefinição. Fiz uma análise química e fiquei com algumas dúvidas sobre a sua composição. Não estava mesmo a ver do que poderia tratar-se”, contou Pedro Alves à Rádio Vale do Minho.

Seguiu-se depois um processo moroso. A amostra teve mesmo de ser enviada para os Estados Unidos da América. Foram também enviadas amostras para a República Checa e para a Rússia, onde se realizaram mais análises químicas, posteriormente enviadas para o IMA. A submissão do mineral consiste na descrição da espécie em questão (composição química, estrutura, local de encontro, entre outros). Finalmente, há poucos dias, chegou a melhor das notícias: era realmente uma nova espécie. “Fiquei muito contente. Não só eu como toda a família e amigos. Mas acho que as pessoas têm é de trabalhar e deixar-se de glórias. Essas chegarão mais tarde”, disse o geólogo em tom humilde. 

A mina da Herdade dos Pendões é considerada de pequena dimensão, como muitas minas de ferro e manganês presentes no Sudoeste Alentejano, e está desactivada há cerca de 70 anos. O mineralogista explica que as minas são cíclicas e por várias razões, entre elas por escassez económica ou porque o preço do minério não compensa a sua exploração. Pedro Alves esclareceu que aquela mina tem galerias e poços da época romana. O mineral descoberto não foi encontrado nessas galerias e poços, mas sim numa escombreira, isto é, num depósito de matérias extraídas das minas.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

 

Últimas