PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Comunidade educativa discute ‘situação caótica’ na próxima segunda-feira

27 Agosto, 2015 - 16:41

156

0

Executivo Municipal e docentes vão reunir-se no próximo dia 31 para tentar encontrar uma solução para o Agrupamento de Escolas de Monção.

A situação no Agrupamento de Escolas de Monção vai ser o tema forte da reunião do Executivo Municipal a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto. O encontro, devido à previsão de forte afluência de público – cuja esmagadora parte deverá ser formada por pais, professores e toda a comunidade educativa – vai decorrer no Cine Teatro João Verde. “Infelizmente neste momento a situação nas escolas do Agrupamento mantém-se caótica. Chegou a hora de dizer basta!”, refere Ana Maria Oliveira que foi, recorde-se, a signatária número 1 da petição pela Eleição dos Representantes dos Pais no Agrupamento de Escolas de Monção entregue na Assembleia da República, durante o passado mês de Abril. “Depois de um novo processo eleitoral, que o Ministério da Educação e Ciência considerou que decorreu com toda a lisura, a Direção-Geral da Administração Escolar optou pela suspensão da Homologação do professor que já foi três vezes eleito, dando posse a uma nova Comissão Administrativa Provisória (CAP) constituída por três elementos da anterior CAP externa e dois elementos do Agrupamento, professoras que na comunidade são alegadamente apoiantes da facção que não aceita a eleição do Professor eleito pelo Conselho Geral Transitório (com 13 votos, a outra candidata teve 2, e 2 abstenções)”, explica a responsável.
No princípio deste mês de agosto, também o PS de Monção mostrou uma “profunda desilusão” com os últimos acontecimentos relativos ao processo de homologação da eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção. Os socialistas defendem que o assunto já deveria estar resolvido há muito. Não percebem ainda “como é possível que o Ministério da Educação e Ciência tendo conhecimento da existência de processos a decorrer em Tribunal Administrativo tenha assistido ao desenrolar do processo eleitoral para a eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, sem nada fazer, e só no período de homologação do resultado final que conduziu à eleição do Prof. Sérgio Gonçalves venha “ressuscitar” a tese de que existem questões prévias ainda não decididas pelos Tribunais, pouco se importando com o prejuízo para os alunos deste concelho, respetivas famílias e restante comunidade educativa”.
Perante este cenário, a concelhia mostra-se preocupada com o próximo ano letivo devido a esta instabilidade persistente no Agrupamento de Escolas. O PS lançou por isso, em comunicado um repto aos restantes partidos com representação no município, para tomarem posição, “no sentido de definitivamente o Ministério da Educação e Ciência contribuir para a tranquilidade e paz que este Agrupamento de Escolas necessita e merece”.
O PS monçanense defendeu ainda a nomeação de Sérgio Gonçalves como presidente de uma Comissão Administrativa Provisória, “elemento praticamente consensual na comunidade escolar de Monção, que, assim ser, acabaria por dar por finadas todas as tentativas de obstaculizar a sua tomada de posse como Diretor”.
A reunião da próxima segunda-feira está marcada para as 14h30.

Últimas