PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Barbosa achou o ‘interruptor’ da vila – Centro histórico começa a ganhar mais luz

6 Fevereiro, 2018 - 03:52

346

1

O centro histórico de Monção está a ficar mais iluminado. Já foram realizadas várias intervenções no no casco urbano, junto ao amuralhado da localidade raiana. Quem passar pelo Largo S. […]

O centro histórico de Monção está a ficar mais iluminado. Já foram realizadas várias intervenções no no casco urbano, junto ao amuralhado da localidade raiana. Quem passar pelo Largo S. João de Deus (Largo do Emigrante), Portas do Rosal ou zona dos Capuchos já nota a diferença. O mesmo acontece na Avenida da Boavista com mais iluminação nos passeios. A autarquia garante que o processo vai continuar noutras áreas do centro histórico.

Com estas intervenções, o Executivo Municipal dá seguimento a um compromisso deixado em reunião de Câmara no passado mês de outubro. O problema subiu à sessão camarária pela voz de um munícipe durante o período dedicado à intervenção do público. Visivelmente preocupado, o cidadão apelou ao novo Executivo Municipal para tentar encontrar uma solução. Na resposta, o presidente da Câmara admitiu que a iluminação pública tornou-se “uma preocupação de todos e que tem de ser resolvida urgentemente”. Em tom firme, António Barbosa admitiu que “Monção é hoje uma vila escura”. “A nova iluminação LED foi instalada com a melhor das intenções, mas vamos ter de fazer alguma coisa porque a vila está triste, escura e abandonada”, classificou. “E isto não acontece só na iluminação! Mas podem ter a certeza de que daqui a quatro anos a vila de Monção terá mudado radicalmente. Digo-vos olhos nos olhos!”, assegurou o edil monçanense ao público presente.

Além de garantir mais comodidade e segurança às pessoas que circulam naquelas áreas, e são muitas, estas intervenções contribuem para o embelezamento dos espaços públicos e para a valorização de um património construído repleto de história.

 

PSD já alertava para a ineficácia dos LED’s em 2015

 

Foi em novembro de 2015 que o Município de Monção realizou a substituição da iluminação pública em lâmpada de vapor sódio de 250W e 150W por iluminação de tecnologia LED.
O investimento, avaliado em 190 mil euros, contemplou o centro histórico e os principais acessos à localidade. Segundo explicou o presidente da Câmara na altura, Augusto Domingues, a tecnologia LED garantiria a efetivação de dois objetivos: redução dos consumos energéticos e emissões de dióxido de carbono associadas e menor dispêndio monetário na fatura energética.

Bastou um mês de funcionamento para a vereação do PSD ter concluído na altura que as novas luminárias não estavam a cumprir a missão esperada. “Na Praça da República, por exemplo, a iluminação é muito concentrada. Se eu estiver à beira do candeeiro, tenho uma iluminação perfeita. Se andar três metros, fica completamente escuro”, apontou António Babosa, então líder da oposição social-democrata, em reunião do Executivo Municipal realizada em dezembro desse ano.

Na resposta, a vice-presidente da Câmara admitiu que o novo estilo de iluminação deixou alguns pontos do centro histórico às escuras. Conceição Soares [PS] garantiu que esse problema iria ser solucionado. A solução nunca chegou.

A colocação do sistema LED inseriu-se no projeto “Iluminar o Alto Minho”, cuja candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) foi aprovada, em fevereiro passado, num investimento total superior a 2 milhões de euros.

Últimas