PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: António Barbosa anuncia criação de gabinete inteiramente dedicado à Proteção Civil

22 Outubro, 2017 - 03:21

268

0

O novo presidente da Câmara de Monção anunciou este sábado, durante a cerimónia de tomada de posse, a criação de um gabinete na autarquia que vai dedicar-se a tempo inteiro […]

O novo presidente da Câmara de Monção anunciou este sábado, durante a cerimónia de tomada de posse, a criação de um gabinete na autarquia que vai dedicar-se a tempo inteiro à Proteção Civil. É a primeira medida anunciada por António Barbosa oficialmente ao leme do Município. “No passado fim-de-semana, o nosso concelho foi assolado por um cenário de incêndios nunca antes visto. Foram feitos os possíveis e os impossíveis para controlar o fogo. Mas, infelizmente, as chamas devastadoras que atingiram muitas das nossas freguesias causaram enormes danos e arrasaram por completo casas e propriedades”, lembrou o edil social-democrata. “Não podemos mais, a partir do dia de hoje, fazer de conta que nada se passou e continuar a empurrar responsabilidades para o lado. No que a mim diz respeito, enquanto responsável máximo a partir de hoje pela Proteção Civil, quero dizer-vos que esta área deixará de ser o ‘parente mais pobre’ e passará a ter a importância que merece: a máxima”, assegurou. A decisão foi saudada por um longo aplauso de um Cine Teatro João Verde completamente lotado. À pinha. Como há muito já não se via no berço do Alvarinho.

 

António Barbosa: “É um grande orgulho para mim poder presidir aos destinos do nosso concelho. Assumirei com grande sentido de responsabilidade este enorme desafio.”

 

Perante as várias centenas que o viam e ouviam, António Barbosa arrumou por completo as bandeiras partidárias. Das esferográficas e dos autocolantes fica apenas a memória. Foi virada a página. “É um grande orgulho para mim poder presidir aos destinos do nosso concelho. Assumirei com grande sentido de responsabilidade este enorme desafio. E procurarei estar à altura do que de mim sei ser esperado”, iniciou o edil monçamense.

Para trás ficava uma dura batalha eleitoral de gigantes. Provavelmente a mais disputada desde a chegada da democracia a Portugal. Augusto Domingues, que liderou o PS na corrida à Câmara Municipal, sentava-se agora na cadeira reservada ao líder da oposição. “Ao presidente da Câmara de Monção cessante, dizer-lhe que conto consigo para abraçar os desafios exigentes que os próximos anos nos irão trazer, aproveitando assim a sua experiência acumulada de 20 anos. Conto consigo!”, exclamou António Barbosa de olhar depositado no antigo adversário eleitoral. Mais um estrondoso aplauso de um público já emocionado.

 

António Barbosa: “Tudo iremos fazer para tornar, de uma vez por todas, o Minho Park uma realidade útil e economicamente frutuosa para o nosso concelho.”

 

Barbosa virou-se para o futuro. Depois de uma mensagem tantas vezes repetida pelas freguesias, o agora presidente de Câmara não fugiu uma vírgula ao que pretende para Monção. “Comprometo-me a dar prioridade total a uma maior articulação das políticas de desenvolvimento económico e social do concelho, apostando numa cultura de rigor e transparência”, afirmou o presidente da Câmara. “Irá ser repensada rapidamente a estratégia face à economia e ao tecido económico do concelho, em particular a dos vinhos e do Turismo”, garantiu. “Aumentaremos a competitividade económica e empresarial da região e criaremos novos e inovadores projetos empresariais”. Ainda dentro desta área, o edil monçanense anunciou a crianção de incentivos autárquicos fiscais e parafiscais às empresas. “Tudo iremos fazer para tornar, de uma vez por todas, o Minho Park uma realidade útil e economicamente frutuosa para o nosso concelho”, sublinhou.

O novo autarca lembrou também que o novo Executivo Municipal dará “especial ênfase” ao apoio aos mais carenciados em termos sociais e económicos. “Para nós, os monçanenses estarão sempre em primeiro lugar”, reiterou. “Esperem de nós mais e melhor para Monção! Com inteligência e compreensão, asseguraremos o desenvolvimento das diversas freguesias. Todos tratados por igual! Sem freguesias de primeira, segunda ou de terceira”, atirou. E logo de seguida, embalado no discurso, António Barbosa tocou incontornavelmente no centro histórico que tanto tem defendido. “É o primeiro cartão de visita para quem nos procura. Temos de ter uma vila bonita, arranjada e funcional. Com vida e que nos orgulhe a todos nós!”, considerou.

 

António Barbosa: “Só com uma educação de primeira podemos ambicionar ter um concelho de primeira.”

 

Na reta final do discurso, António Barbosa não esqueceu os mais jovens. “As políticas de juventude e de educação merecerão uma atenção muito especial da nossa parte. Estas duas áreas constituem um binómio de sucesso de qualquer comunidade e devem estar acima de quaisquer interesses político-partidários”, realçou. “Só com uma educação de primeira podemos ambicionar ter um concelho de primeira”.

Na última linha, o novo presidente da Câmara garantiu também que irá lutar pela projeção da marca “Monção”. E fechou a declamar conhecidos versos que fazem parte de uma canção conhecida em toda a comunidade. “Monção! Monção! Filigrana sem igual… És das mais lindas terras, das terras de Portugal!”. O público não resistiu. A chuva de palmas verteu por todo o auditório. Desta vez em pé para um jovem que há quatro anos quis ser presidente de Câmara e perdeu… por três votos. Um jovem que não desistiu. Que combateu. Que mostrou “a força do acreditar” em cada rua, em cada lar do concelho. Acreditou. Monção rendeu-se. Conseguiu.

 

Augusto Domingues: “Espero que este Executivo seja honesto. Se assim não for, seremos oposição pura e dura”

 

Augusto Domingues, que se despediu das funções de presidente da Câmara, passa agora a liderar a oposição. A estratégia dos socialistas já está gizada. “Se houver rigor, se houver imparcialidade e se houver honestidade, eu deixo de ser opositor para ser colaborador. Se isso não se refletir, é claro que serei um homem de combate para tentar colocar as coisas no sítio”, avisou o líder socialista aos microfones da Rádio Vale do Minho. “Monção está acima de tudo! É o mais importante que existe! Espero que este Executivo faça o que fizemos. Que seja honesto e imparcial. Se assim não for, seremos oposição pura e dura”, prometeu.

De referir que, após a tomada de posse, foi realizada a primeira sessão da Assembleia Municipal do quadriénio. Uma reunião marcada pela eleição do novo presidente daquele órgão autárquico. Armando Fontaínhas, que encabeçou a lista apresentada pelo PSD, passa agora a dirigir os trabalhos desta assembleia.

A primeira reunião de Câmara está já agendada para a próxima quarta-feira, com hora ainda a anunciar. O novo Executivo Municipal, com pelouros ainda a distribuir, é composto por António Barbosa (presidente da Câmara), João Oliveira, Natália Rocha e Duarte Amoedo – eleitos pelo PSD. Na oposição socialista estarão Augusto Domingues, Conceição Soares e Paulo Esteves.

 

Veja o nosso vídeo AQUI:

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1671256356278280/

 

Veja a nossa galeria de fotos AQUI:

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/posts/1671250999612149

 

 

 

Últimas