PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Antigo presidente da Associação Europeia das Vias Verdes deslumbrado com a vila

15 Novembro, 2017 - 03:46

207

0

“Monção é uma vila muito bonita. É a primeira vez que aqui estou. Cheguei ontem [segunda-feira] às 17h00 e já era quase noite. Depois de deixar a bagagem no hotel […]

“Monção é uma vila muito bonita. É a primeira vez que aqui estou. Cheguei ontem [segunda-feira] às 17h00 e já era quase noite. Depois de deixar a bagagem no hotel fui dar um passeio pelas muralhas”. A confissão foi feita em exclusivo à Rádio Vale do Minho pelo próprio Gilbert Perrin [na foto à esquerda], antigo presidente da Associação Europeia das Vias Verdes e atualmente membro da direção desta organização. “Já sei que o presidente da Câmara que melhorar a iluminação da vila mas mesmo assim foi um passeio muito interessante. As luzes acenderam-se exatamente no momento em que cheguei às muralhas. Foi um momento muito bonito!”, contou-nos Gilbert Perrin, em inglês, com um sorriso.

Gilbert Perrin, recorde-se, foi uma das individualidades que marcou presença esta terça-feira, no Cine Teatro João Verde para uma conferência internacional sobre as vias verdes da Europa com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O objetivo geral foi destacar o papel destes corredores ecológicos na concretização de um desenvolvimento sustentado e turístico. “Já percorri um pequeno troço da vossa Ecopista. É realmente muito bonita”, avaliou Perrin sobre aquela que é hoje a 3ª melhor Ecopista da Europa. Quase que inevitavelmente, o responsável deixou ainda grandes elogios ao vinho de Monção. Apenas não soube precisar se o que provou era Alvarinho ou não. “Muito, muito bom!”, exclamou.

A sessão de abertura arrancou com as palavras do presidente da Câmara. “A importância das Ecopistas é hoje reconhecida em todo o mundo. Ainda bem que os nossos políticos começaram a verificar a importância de um turismo de qualidade”, disse António Barbosa. O edil voltou a realçar, desta vez perante a comunidade internacional, a intenção de prolongar a Ecopista do Rio Minho para norte do concelho. “Estamos a trabalhar esta continuação num formato diferente entre Monção e Melgaço. E quando falo em formato diferente falo de uma forma mais natural. A operação passará sobretudo por limpar os trilhos entre locais e torná-los visitáveis, onde possamos estar em família”, adiantou. “É esse trabalho que estamos a fazer, porque acreditamos verdadeiramente nele e cada vez mais nesta matéria”, assegurou António Barbosa.

De referir ainda que este seminário internacional pretendeu também incrementar o intercâmbio e a colaboração entre os agentes públicos e privados, de forma a potenciar um conceito de via verde acessível a todos e para todos com vantagens desportivas, recreativas e turísticas.

Últimas