PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Águas do Rio Minho a subir – Barbosa descarta cenário de 2016 [c/FOTOS e VÍDEO]

15 Março, 2018 - 11:54

543

0

As águas do Rio Minho estão a subir. A Rádio Vale do Minho esteve no Parque das Caldas e, conforme mostram as imagens, as fortes chuvas dos últimos dias fizeram […]

As águas do Rio Minho estão a subir. A Rádio Vale do Minho esteve no Parque das Caldas e, conforme mostram as imagens, as fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que o caudal tenha aumentado significativamente. Parte da Ecopista já se encontra submersa e as águas teimam em avançar. Lentamente.

Na memória dos monçanenses ainda está bem presente a cheia de 2016. As águas subiram de tal forma que cobriram uma boa parte do antigo edifício das termas. Contactado pela Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara realçou que a autarquia está atenta. “Prevê-se que a chuva continue nos próximos dias mas, pelas conversas que temos tido com a Proteção Civil, não acreditamos que as águas possam atingir níveis tão elevados como noutros anos. Mas a chuva é sempre imprevisível. Teremos de aguardar pelos próximos dias”, disse António Barbosa. “O edifício das antigas Termas é um espaço que foi recuperado e isso foi feito a pensar nas cheias”, explicou o autarca apontando que portas e janelas estão hoje preparadas para suportar a força das águas.

 

 

De resto, realçou o edil social-democrata, “o nosso Gabinete da Proteção Civil está a acompanhar a situação em permanência no sentido de perceber até que patamar poderão chegar as águas. Estamos atentos”, garantiu António Barbosa.

O distrito de Viana do Castelo está sob aviso amarelo até às 18h00 desta quarta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas. O aviso amarelo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que devido ao agravamento das condições meteorológicas podem ocorrer danos em estruturas, queda de árvores, cheias rápidas em meio urbano, formação de lençóis de água, desabamentos ou acidentes na orla costeira, aconselhando a população a adotar os comportamentos adequados.

 

Veja mais algumas imagens das águas do Rio Minho nesta altura:

Recorde as imagens do temporal de fevereiro de 2016

https://www.facebook.com/100013907562245/videos/389770281496554/

 

Últimas