PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Agrupamento de Escolas assinala Dia das Pessoas com Deficiência esta segunda-feira

4 Dezembro, 2017 - 04:43

194

0

O Agrupamento de Escolas de Monção, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, assinala esta segunda-feira o Dia internacional das Pessoas com Deficiência. Do programa fazem parte atividades diversas […]

O Agrupamento de Escolas de Monção, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, assinala esta segunda-feira o Dia internacional das Pessoas com Deficiência. Do programa fazem parte atividades diversas na Praça Deu-la- Deu Martins e nas escolas do concelho. O ponto comum será uma caminhada e um abraço solidário.
Os alunos da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, Escola Básica Deu-la-Deu Martins e Escola Secundária de Monção reúnem-se no centro da vila. Fazem a caminhada a pé e, pelas 10h50, juntam-se num abraço solidário à volta da Estátua da Danaide/Busto de Deu-la- Deu Martins. Posteriormente, realiza-se um espetáculo de dança e música.
Os meninos do jardim-de- infância de Cortes e os alunos da Escola Básica da Estrada, em Mazedo, fazem uma caminhada até ao centro de cada localidade.
Pelas 11h00, as respetivas comunidades educativas envolvem-se num abraço solidário, seguindo-se, em ambos os casos, leitura de mensagens e poemas por parte dos alunos.
Na Escola Básica de Pias, os alunos fazem o percurso a pé pelas principais ruas da freguesia, concentrando-se no adro da Igreja Paroquial. O abraço solidário, marcado para as 14h00, será partilhado com os utentes do Centro de Dia de Pias.
Após leitura de mensagens e poemas alusivos ao dia, proceder-se- á à entrega de um “miminho” aos utentes daquela instituição social, previamente elaborados pelos alunos do 3º ano. Para finalizar, serão afixados cartazes elucidativos no gradeamento da Igreja Paroquial.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objectivo de consciencializar a população mundial para a relevância desta temática e para a necessidade de eliminação progressiva de barreiras arquitectónicas, facilitando a circulação às pessoas com mobilidade reduzida.

Últimas