PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço/PNPG: Problema de falta de rede com final à vista – Quatro novas antenas ate junho

6 Maio, 2017 - 01:39

191

0

No total serão oito novas antenas. Investimento total será de 600 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental. A conclusão total da obra está prevista para 2018.

O Ministro do Ambiente anunciou esta sexta-feira, em Melgaço, a entrada em funcionamento, no final de junho, de quatro das oito antenas que vão reforçar a cobertura da rede eletrónica móvel no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). O investimento total será de 600 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental. A conclusão total da obra está prevista para 2018. Perante um auditório das Portas de Lamas de Mouro praticamente cheio, João Pedro Matos Fernandes salientou que “o investimento que está em causa é feito em prol da defesa das pessoas, do seu bem-estar e da defesa do património”. O governante deixou bem sublinhado o aspeto da segurança, sobretudo “quando existem incêndios. Foi até o «light motiv» que fez disparar esta vontade. Mas também para segurança daqueles que caminhando às vezes se perdem ou então têm o azar de torcer um pé”. Para Matos Fernandes, torna-se também importante “num território tão especial como este fazer chegar informação aos visitantes”.
O reforço da cobertura de comunicações eletrónicas móveis no PNPG é uma das 11 medidas do plano-piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no PNPG, aprovado em conselho de ministros em outubro de 2016, que envolve um investimento global de 8,5 milhões de euros em aproximadamente seis anos. O anseio por este reforço ganhou contornos mais carregados no ano passado, recorde-se, após um acidente registado em Castro Laboreiro do qual resultou um morto. A autarquia melgacense lamentou na altura a deficiência de rede de telemóveis nos pontos mais altos de Melgaço. Esta sexta-feira, o presidente da Câmara recordou o sexagenário falecido no seu discurso. “Também ele vítima desta falta de comunicações”, disse Manoel Batista. “É um enorme orgulho ter hoje aqui toda esta gente para assinar este protocolo. Com este projeto, estou certo de que o território do PNPG ficará melhor coberto e menos «zonas sombra». Não é admissível neste princípio do século XXI as comunicações móveis serem apanágio de alguns e não de todos”, considerou o edil megacense. “As comunicações são importantes para todos e para o desenvolvimento do território”, concluiu.
Além das operadoras de telecomunicações, os protocolos assinados esta sexta-feira para o reforço da cobertura da rede eletrónica móvel envolveram as Câmaras Municipais de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Montalegre e Vieira do Minho.

Últimas