PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Unidade de Cuidados Continuados vai recolher sangue esta sexta-feira

6 Janeiro, 2017 - 01:21

160

0

Iniciativa é promovida pelo Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM), com início previsto para as 9h30.

A Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço vai ser palco esta sexta-feira de uma recolha de sangue. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM), com início previsto para as 9h30. “Visa garantir à ULSAM e a todos os residentes no Distrito de Viana do Castelo o apoio e a autossuficiência em transfusões”, explica a autarquia melgacense.
A ULSAM promoves estas ações por todo o distrito ao longo do ano, o que tem permitido um stock de sangue suficiente para as necessidades dos utentes do distrito. Em Melgaço são sempre à sexta –feira. “Têm tido sempre uma boa adesão, pelo que se espera que em 2017 continue assim. O dador pode dar sangue regularmente sem que esse facto prejudique a sua saúde. Existem diversas necessidades de sangue, como por exemplo para vítimas de acidentes de trabalho e rodoviário, para todos os que aguardam disponibilidade de sangue para serem operados, entre outros casos”, acrescenta a edilidade.
A campanha está prevista decorrer até às 12h30/13h00, mas se a essa hora não tiverem sido atendidas todas as pessoas o horário será alargado, até todos os presentes conseguirem realizar a doação. As restantes colheitas em Melgaço para 2017 serão nos dias 7 de abril, 7 de julho e 20 de outubro, no mesmo local (UCC Melgaço) e à mesma hora (09h30).

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Últimas