PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Festa do Espumante abre portas a Monção mas afluência de produtores ainda é tímida

21 Outubro, 2016 - 01:49

173

0

Certame vai decorrer entre os próximos dias 25 e 27 de novembro.

A Festa do Espumante, a realizar-se em Melgaço entre 25 e 27 de novembro, vai este ano acolher produtores vindos do concelho vizinho de Monção. A decisão foi revelada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara melgacense, durante a «Grande Entrevista» debruçada sobre os últimos três anos de mandato. “O ano passado, como primeira iniciativa, achámos que deveríamos ter apenas produtores de Melgaço. Este ano quisemos alargar. A festa ficou, portanto, disponível para a participação de Monção”, disse Manoel Baptista.
Ainda de acordo com o autarca, já há inscrições monçanenses “mas não tantos como aqueles que supostamente viriam”. Recorde-se que, no ano passado, a ausência de convite endereçado aos produtores de Monção não caiu bem nesta vila. Sobretudo no palco político. “Esta seria uma altura para os municípios de Monção e de Melgaço estarem claramente unidos na sinergia positiva relativamente ao nosso néctar. Tem de haver uma maior vontade por parte dos municípios e estarem unidos nestas matérias. Isto para podermos demonstrar a mais-valia que o nosso produto tem sem estarmos em trabalhos efetuados de forma desligada que nada contribuem para a defesa do Alvarinho”, defendeu na altura António Barbosa, vereador pelo PSD na Câmara de Monção.
Já Abel Baptista, na altura ainda vereador pelo CDS/PP na autarquia monçanense, realçou que “independentemente da liberdade que cada Município tem de fazer as suas próprias iniciativas, neste caso concreto acho que é um mau princípio o facto da Câmara de Melgaço promover uma iniciativa sobre espumante de Alvarinho exclusivamente do seu concelho”. Abel Batista lembrou ainda que “apesar de haver medidas que favorecem ainda esta sub-região no âmbito do Alvarinho produzido, Melgaço está a praticar uma política isolacionista no sentido de promover apenas e exclusivamente uma produção vínica à base do Alvarinho exclusivamente do seu concelho”.
Ora, estes manifestos de “forma ruidosa” foram ouvidos em Melgaço e a festa deste ano já cumpre os anseios monçanenses. No entanto, as inscrições de produtores do concelho vizinho estão ainda abaixo das expectativas. “Era suposto que, abrindo a possibilidade de estar, esses produtores estivessem. Mas parecem-me que não estão alguns dos que mais ruidosos foram no ano passado. Mas ainda estão a tempo”, salientou Manoel Baptista à Rádio Vale do Minho.
A II edição da Festa do Espumante vai decorrer entre 25 e 27 de novembro, no Largo Hermenegildo Soalheiro, em pleno centro da Vila. Em 2015, o evento contou com a presença de 13 produtores de espumante. A autarquia já conta com número superior para a edição deste ano.

Oiça na íntegra a «Grande Entrevista» da Rádio Vale do Minho ao presidente da Câmara de Melgaço AQUI [copie o link para a barra de endereços]:

Últimas