PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Festa do Alvarinho vai realizar-se numa “tenda grande, ogival”

7 Abril, 2018 - 07:04

205

0

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço vai este ano apresentar-se visivelmente renovada. Em declarações ao jornal Voz de Melgaço, o presidente da Câmara local revelou que “nas […]

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço vai este ano apresentar-se visivelmente renovada. Em declarações ao jornal Voz de Melgaço, o presidente da Câmara local revelou que “nas edições anteriores tínhamos três tendas perpendiculares ao Mercado Municipal, agora teremos apenas uma tenda grande, ogival, paralela ao Mercado”. Esta será, de acordo com Manoel Batista, uma das duas grandes melhorias imediatamente visíveis. A outra vai prender-se, como tem vindo a ser noticiado, com o piso totalmente renovado do espaço. As obras de recuperação do Largo do Mercado Municipal, iniciadas em Dezembro de 2017, fizeram temer o pior. No entanto, o autarca assegurou ao Voz de Melgaço ter o “compromisso da parte do empreiteiro” de que por altura do evento, a intervenção estará “completamente concluída”. “Tudo estará preparado para que a montagem do evento se faça sem tropeços”, assegurou Manoel Batista. Esta obra é apoiada pelo Programa Operacional NORTE 2020. O custo total é de 633 mil euros, sendo o investimento elegível 542 mil euros. A contribuição FEDER através do Norte 2020 é de 460 mil euros.

 

Manoel Batista: “Nas edições anteriores tínhamos três tendas perpendiculares ao Mercado Municipal, agora teremos apenas uma tenda grande, ogival, paralela ao Mercado.”

 

De resto, o programa já está a ser ultimado para os três dias de festa que vão decorrer entre 27 e 29 de abril. “Mantemos o parceiro (A Essência do Vinho, que assume a produção do evento há três anos) e o conceito na restauração também será o mesmo”, disse Manoel Batista. Sobre a participação do concelho vizinho de Monção, Manoel Batista disse ao Voz de Melgaço que a festa mantém a sua génese enquanto promotora dos vinhos da Sub-Região e contará por isso “com mais um ou outro produtor de Monção em relação às edições anteriores”, num momento em que o autarca diz que as visões estratégicas de ambos os municípios na promoção dos vinhos alvarinho da sub-região estão mais consonantes. “Estou confiante que a ligação ao município de Monção e o alinhamento em relação à promoção da sub-região vai aumentando e com isso, quer para a Festa do Alvarinho e Feira (em Monção), quer para o Alvarinho Wine Fest e mesmo para a Festa do Espumante, estaremos em condições de aumentar a participação dos produtores de Monção nos eventos de Melgaço e dos de Melgaço nos eventos de Monção”, considerou.

No ano passado foram mais de 70 expositores distribuídos por uma área coberta, sendo que mais de 30 são de Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço. Os restantes dividem-se entre o fumeiro, artesanato, instituições e associações, e ainda tasquinhas. Na edição passada, o espaço teve ainda uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas; e um Auditório de showcooking.

A próxima edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço realiza-se entre 27 e 29 de abril. É uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome.

 

PUB

Últimas