PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

João Guterres: “Medalha de Mérito aumenta ainda mais o compromisso que tenho tido”

14 Fevereiro, 2018 - 02:41

251

0

João Guterres manifestou-se bastante satisfeito à Rádio Vale do Minho com a notícia de que vai ser homenageado pelo Município de Valença no próximo domingo, dia de São Teotónio – […]

João Guterres manifestou-se bastante satisfeito à Rádio Vale do Minho com a notícia de que vai ser homenageado pelo Município de Valença no próximo domingo, dia de São Teotónio – padroeiro da cidade. Durante a Sessão Solene, agendada para as 11h30, o empresário valenciano vai receber das mãos do presidente da Câmara a Medalha de Mérito Municipal. “Aumenta ainda mais o compromisso que tenho tido até agora: levar o nome de Valença ainda mais longe”, disse.

Reconhecido empreendedor e inovador dos recursos endógenos de Valença, João Guterres deu alto contributo para que o Caldo Verde se tenha tornado uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal. É também devido a este valenciano que o cabrito assado se tornou uma referência em Portugal. A paixão pelos vinhos e as bebidas espirituosas levou João Guterres à criação do primeiro gin tinto do mundo, mas também ao lançamento dos licores Cantar Portugal. “É uma homenagem merecida. Fez um grande trabalho não só em prol da gastronomia, mas também como empreendedor de Valença e do Alto Minho”, disse o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, à Rádio Vale do Minho.

O programa do primeiro dia, 16 de fevereiro, começa às 14h30 com a abertura de uma exposição intitulada Os 40 anos da Diocese de Viana do Castelo, que vai estar patente ao público na sede da Junta de Freguesia de Ganfei. À noite, pelas 21h30, o palco do Auditório do Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) recebe um espetáculo musical que conta com a presença do Coro Vocalis Contrasta, da Academia de Música Fortaleza de Valença; e Homebrass Quintet.

O segundo dia, sábado, arranca como tem mandado a tradição desportiva. Vai realizar-se a III edição da Taça S. Teotónio Eurocidade Veteranos. O jogo, com equipas ainda a definir, vai ter lugar no Estádio Lourenço Raimundo. Mais à noite, pelas 21h30, um novo espetáculo musical no CILV. Desta vez sobem ao palco o Coral Polifónico S. Teotónio; o Grupo de Cordas 6tás9; e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.

No domingo, Dia de S. Teotónio e data mais solene destas festividades, o programa começa às 9h00 com a deposição de uma coroa de flores junto à imagem de S. Teotónio, na Fortaleza. Meia hora depois, na sede da Junta de Ganfei, vai celebrar-se a Eucaristia seguida de Procissão. A Sessão Solene, a ter lugar também na sede da Junta de Ganfei, tem início previsto para as 11h30.

Para o final da tarde, às 18h00, há teatro a ver no auditório do CILV. Sobe ao palco a peça “O Princípio da Incerteza”, interpretada pelas Comédias do Minho. Mais à noite, na sede da Junta de Ganfei, caberá ao Grupo 6tás9 encerrar as festividades com um concerto marcado para as 21h30.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. É conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Últimas