PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

IPVC quer elevar cavalo garrano a Património Nacional. Candidatura será apresentada em Setembro

16 Agosto, 2011 - 08:59

145

0

Elevar o cavalo garrano ao título de Património Nacional é o principal objectivo da candidatura a ser apresentada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no I Congresso Internacional do Garrano, que decorre em Setembro.

Elevar o cavalo garrano ao título de Património Nacional é o principal objectivo da candidatura a ser apresentada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no I Congresso Internacional do Garrano, que decorre em Setembro. A candidatura, coordenada pelo IPVC, conta com o apoio das diferentes autarquias do Minho, incluindo instituições de ensino superior e associações de desenvolvimento local e económico. A mesma candidatura será ainda apadrinhada pelo representante da família real portuguesa, D. Duarte Pio de Bragança.
O cavalo garrano constitui um elemento integrante do alto das serras e baldios do Minho. A ideia é, por isso, não apenas salvaguardar o património genético da população garrana, mas as actividades e funcionalidades relacionadas com a raça.
A candidatura tem por base a caracterização da população garrana e a sua envolvência ambiental, social, cultural e turística; a divulgação da Marca e um Museu Virtual, além de promover as "Rotas do Garrano". O vice-presidente do IPVC, Nuno Brito, admite que a investigação científica é também importante, sobretudo, numa altura em que não se coloca de parte a extinção do cavalo garrano.
A candidatura será apresentada no I Congresso Internacional do Garrano, que se realiza de 23 a 25 de Setembro, na Casa das Artes, em Arcos de Valdevez.

Últimas