PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

GNR apanha 45 condutores com álcool no fim de semana, 18 foram detidos

30 Abril, 2012 - 15:11

217

0

A GNR detetou em Melgaço, entre sexta-feira e domingo, 45 condutores que circulavam com taxas de álcool no sangue acima dos valores legais, dos quais 18 foram mesmo detidos e tiveram de comparecer hoje no tribunal.

A GNR detetou em Melgaço, entre sexta-feira e domingo, 45 condutores que circulavam com taxas de álcool no sangue acima dos valores legais, dos quais 18 foram mesmo detidos e tiveram de comparecer hoje no tribunal.

Os dados foram avançados hoje à Agência Lusa por fonte do Comando da GNR de Viana do Castelo, que admitiu que aquela força esteve “particularmente atenta a situações de condução sob a influência do álcool em Melgaço” durante o último fim de semana.

Foi precisamente neste período se realizou, no centro da vila, o habitual festival do fumeiro e de alvarinho, sendo este último o vinho típico da região, apreciado no certame por milhares de pessoas.

Entre sexta-feira e domingo a GNR fiscalizou em Melgaço 177 condutores, através de testes de controlo de alcoolemia, dos quais “45 acusaram positivo”, explicou a fonte.

Deste total, a taxa de 18 dos condutores era mesmo superior a 1,19 gramas por litro de sangue, o que constitui crime, pelo que foram detidos. Um deles conduzia com uma taxa de 2,36.

Todos tiveram de comparecer esta manhã no Tribunal de Melgaço.
Os restantes 27 conduziam com uma taxa entre 0,50 e 1,19 gramas por litro de sangue e motivaram o levantamento de 31 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária.

Na madrugada de sábado, um condutor abalroou uma patrulha da GNR, colocou-se em fuga, abandonou o veículo e, vinte minutos após ter continuado a escapar a pé, apresentou-se àquela força, em Melgaço, queixando-se de furto.

“Evidentemente que foi de imediato reconhecido no posto pelos militares da GNR e ficou detido. Presumimos que estava alcoolizado e por isso teve esta atitude, mas o certo é que não foi apanhado a conduzir com álcool”, explicou fonte da GNR.

O incidente ocorreu cerca das 06:00, em Chaviães, durante uma destas fiscalizações rodoviárias realizadas por militares da GNR, que mandaram imobilizar a viatura, na qual seguia apenas o condutor.

“No momento da abordagem pessoal, a viatura alvo de fiscalização abalroou a viatura militar e colocou-se em fuga, sendo que depois de efetuado o seu seguimento, dirigiu-se para uma estrada sem saída”, explicou a mesma fonte.

O insólito aconteceu pouco depois, com o condutor a abandonar a viatura para fugir a pé, mas “deixando-a a trabalhar e com a chave na ignição”.

“Depois de conduzida [a viatura] ao posto de Melgaço, e passados cerca de 20 minutos, o seu condutor compareceu naquele local pretendendo formalizar uma queixa por furto de viatura”, disse ainda a fonte.

Reconhecido pelos militares, foi de imediato detido e presente pela manhã ao Tribunal de Melgaço, que marcou a leitura da sentença para esta semana.

Últimas