PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

ESPECIAL EXPO’98 / 20 anos: Uma jovem universitária que teve de ver tudo pela TV

9 Abril, 2018 - 10:07

276

0

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do […]

No ano em que se assinalam os 20 anos após a EXPO’ 98, a Rádio Vale do Minho falou com diversos rostos familiares à generalidade das gentes do Vale do Minho. Onde estariam eles em 1998? É isso que vamos contar-lhe nas próximas semanas… com algumas histórias curiosas à mistura. Garantido.

 

Sandra Pontedeira era ainda uma jovem universitária quando a EXPO’ 98 abriu portas. Tinha 20 anos. Também tinha nascido num ano terminado em ‘oito’. Com os livros debaixo do braço, frequentava o curso de Direito na cidade do Porto. Os estudos prendiam-na e aquela que seria mais tarde deputada pelo PS na Assembleia da República não tinha tempo para viagens de lazer à capital. Não teve outro remédio senão assistir ao desenrolar do evento pela televisão. “Foi um marco muito importante no nosso país. Ainda hoje há marcas importantes que estão à vista de todos”, disse Sandra Pontedeira à Rádio Vale do Minho. “Hoje, sempre que vamos ao Parque das Nações, há muitos que têm tendência a dizer que vamos à EXPO”, acrescentou com um sorriso.

Pela exposição realizada em Lisboa passaram 11 milhões de visitantes. É difícil encontrar um português que não tenha passado por lá, mas Sandra Pontedeira está mesmo nessa lista reduzida. Veio a tornar-se vereador na Câmara Municipal de Cerveira e depois, ironia do destino, a capital fez o ‘chamamento’ para ocupar um lugar na bancada socialista da Assembleia da República. Atualmente, Sandra Pontedeira passa várias vezes na zona oriental de Lisboa e orgulha-se de “uma obra feita a pensar no futuro. Um pavilhão do conhecimento que ainda hoje é muito frequentado, o Oceanário também visitado por milhões de pessoas ao ano. Houve muita visão na elaboração do projeto e isso compensou muito”, referiu a deputada socialista. “Ainda hoje a EXPO’ 98 consegue projetar o nosso país!”, considera.

A EXPO’ 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

Sandra Pontedeira teve de ver a EXPO’ 98 pela televisão. Recorde aqui a reportagem da RTP no primeiro dia do evento:

 

https://www.youtube.com/watch?v=U-4dGkPto6E

Últimas