PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Comunidade de Leitores é novidade no ano letivo 2012/2013 da Unisénior

15 Outubro, 2012 - 09:54

181

0

Entre as novidades para este quinto ano de formação para estes alunos adultos, é a constituição de uma Comunidade de Leitores, integrada na disciplina “Conversa, Chá e Letras”. A ideia é aprofundar aquilo que, em anos anteriores acontecia com a análise de artigos de jornais e revistas, que teve grande adesão.

As aulas da Universidade Sénior de Monção arrancam, esta segunda-feira, com cerca de meia centena de inscritos.

Entre as novidades para este quinto ano de formação para estes alunos adultos, é a constituição de uma Comunidade de Leitores, integrada na disciplina “Conversa, Chá e Letras”.

Durante a apresentação do plano de atividades para este ano letivo, a técnica da biblioteca municipal, Teresa Brito, explica que os seniores são convidados a ler uma obra portuguesa para depois debatê-la através de tertúlias.

A ideia é aprofundar aquilo que, em anos anteriores acontecia com a análise de artigos de jornais e revistas, que teve grande adesão.

O autarca local destacou a “realização pessoal” e o “enriquecimento cultural” proporcionado pela Universidade Sénior, indicando que o Município de Monção estará sempre disponível para colaborar “na valorização deste trajeto de conhecimento e troca de experiências”.

José Emílio Moreira destaca que “valeu a pena” a aposta neste projecto.

Esta Comunidade de Leitores da Unisénior de Monção só deve arrancar em Janeiro, com encontros duas vezes por mês.

No presente ano letivo serão ainda ministradas as disciplinas de dança; corpo, mente e bem estar; hidroginástica; artes decorativas; partilha de saberes, descoberta do património, música, e informática.

Além das disciplinas mencionadas, o plano de atividades engloba ainda diversas iniciativas de enriquecimento pessoal como palestras, workshops, tertúlias, festas temáticas, viagens de estudo e intercâmbio com outras universidades seniores do país.

Contudo, o plano de atividades deste ano é mais curto, comparativamente com 2011, de forma a que os estudantes possam também dar sugestões e serem mais participativos.

As atividades previstas enquadram-se num regime informal e num contexto de formação ao longo da vida, não disponibilizando qualquer certificação escrita mas apenas uma valorização humana, cultural e social fundamentada nos valores da cidadania e da aprendizagem continua.

Recorde-se que a Unisénior de Monção resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal através da Rede Social e a IPSS Censo.

Últimas