PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Trabalhos no Cais dos Pescadores deverão ficar concluídos até ao final do ano

25 Janeiro, 2017 - 09:48

131

0

Com um investimento global associado de 880 mil euros, esta é a primeira intervenção de fundo na marginal do concelho, em mais de três décadas.

O concurso para execução da obra de modernização do Cais dos Pescadores, em Caminha, já está a decorrer e os trabalhos deverão ficar concluídos até ao final deste ano. Com um investimento global associado de 880 mil euros, esta é a primeira intervenção de fundo na marginal do concelho, em mais de três décadas, que vem beneficiar os pescadores. A obra vai ser realizada no quadro do Programa Operacional Mar 2020, que só foi operacionalizado pelo Governo no último ano, e o projeto foi construído em diálogo entre a Polis Litoral Norte, os pescadores, o Município de Caminha, a Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e o anterior comandante da Capitania do Porto de Caminha, Gonzalez dos Paços. É sobretudo, como sublinhou o presidente da Câmara, uma vitória dos pescadores. A obra foi apresentada esta terça-feira, em Caminha, numa cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em que foi feita a apresentação pública das ações Mar 2020 da Polis Litoral Norte.
A intervenção no Cais da Rua, uma estrutura completamente degradada, era urgente e reivindicada repetidamente pelos pescadores, cujas vozes, como referiu Miguel Alves, nunca foram ouvidas. “Este é o momento de colocar o século XXI ao serviço dos pescadores”, referiu o presidente da Câmara, vincando também a sua alegria pelo cumprimento de um compromisso assumido pessoalmente com os pescadores. “Os pescadores estiveram esquecidos e abandonados durante demasiado tempo. Durante décadas não se fez nada, mesmo nada, pelos pescadores de Caminha. Nós recuperamos o cais de atracação da Foz do Minho; nós pusemos um ponto de água nos Estaleiros do Quintas como era pedido há anos; nós colocamos escadas de acesso às embarcações (os pescadores antes tinham que escorregar pela marginal e foram muitas as quedas por causa disso); nós recuperámos já a rampa existente no cais da vila e vamos fazer uma segunda intervenção para a prolongar junto à areia” – elencou Miguel Alves.
Também a Ministra do Mar deu conta da evolução recente do Programa Mar 2020, explicando que, à sua chegada ao Governo, praticamente nada tinha sido feito, tendo sido realizados durante o ano de 2016 os regulamentos, portarias, candidaturas e alguns concursos. Ana Paula Vitorino congratulou-se por terem sido atingidos os objetivos que fixou para o último ano.
A Ministra realçou a ainda importância das pescas e revelou que, na altura em que foi convidada por António Costa para assumir a pasta, colocou duas condições: que as Pescas voltassem a ter uma Secretaria de Estado e que a pessoa com essa responsabilidade fosse José Apolinário.
Aliás, o Secretário de Estado das Pescas esteve também em Caminha e explicou que o Cais da Rua é um excelente exemplo de como o Programa Mar 2020 pode ser utilizado para beneficiar a pesca.
Pimenta Machado, pela Polis Litoral Norte, fez a apresentação das ações Mar 2020 que a sociedade vai concretizar, em 2017. Trata-se de um conjunto de obras em Caminha, Viana do Castelo e Esposende, de modernização de estruturas fundamentais de apoio às atividades económicas ligadas aos recursos naturais do litoral, em particular a pesca tradicional, com financiamento aprovado pelo Programa Operacional Mar 2020, enquadrado no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Últimas