PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Caminha: Câmara prepara investimento de 3,2 milhões em redes de água e saneamento

4 Fevereiro, 2015 - 07:56

137

0

Freguesias de Argela e Vilar de Mouros serão as beneficiárias.

A Câmara de Caminha está a preparar um investimento que ronda os 3,2 milhões de euros em redes de abastecimento de água e saneamento. As beneficiárias serão as freguesias de Argela e Vilar de Mouros, onde cerca de três centenas e meia de famílias vão finalmente ter saneamento nas suas casas, enquanto no caso de Argela a rede de água será também totalmente remodelada. Esta quarta-feira, em reunião do Executivo, o presidente da Câmara, Miguel Alves, proporá a aprovação dos respetivos projetos de execução, de modo a que tudo esteja pronto a tempo de ser imediatamente candidatado a fundos comunitários, logo que o concurso seja aberto.
Trata-se, em ambos os casos, de obras que vão contribuir para a melhoria das condições de vida dos agregados familiares que serão abrangidos. O Município prevê que os trabalhos possam arrancar no terreno entre o final de agosto e o início de setembro deste ano. As obras, dado o volume de investimento, só poderão ser executadas se as respetivas candidaturas forem aprovadas.
Miguel Alves porém está otimista e a aprovação neste momento dos projetos visa acautelar toda a parte burocrática e as inerentes formalidades legais, de maneira que não seja perdido mais nenhum tempo e que as populações possam beneficiar tão rápido quanto possível das infraestruturas básicas.
Caso as candidaturas sejam aprovadas, como se prevê, e as obras se iniciem de acordo com o agendamento do Município, calcula-se que os trabalhos se distribuam pelos anos de 2015 e 2016.
No caso de Argela estão em causa as redes de distribuição de água e saneamento de toda a freguesia. O Executivo apreciará e votará o projeto de execução, caderno de encargos, cláusulas técnicas, plano de segurança em projeto, plano de gestão de resíduos de construção e respetiva abertura de procedimento. O projeto prevê a remodelação de toda a rede de abastecimento de água, enquanto no caso de saneamento se procederá à instalação de uma rede totalmente nova, uma vez que a freguesia não tem ainda rede de saneamento. Cerca de duas centenas de casas serão beneficiadas por esta obra. O valor previsto para a empreitada ultrapassa ligeiramente os dois milhões de euros.
Em Vilar de Mouros, a obra a executar diz respeito apenas à rede de saneamento – estando agora em discussão e votação o projeto de execução, cadernos de encargos, cláusulas técnicas, plano de segurança em projeto, plano de gestão de resíduos de construção e respetiva abertura de procedimento. A intervenção diz respeito a uma rede inteiramente nova, a implementar na margem direita do rio Coura, beneficiando os lugares da Ponte, Cavada, Torre e Funchal.O âmbito do projeto prevê levar o saneamento a cerca de centena e meia de casas, sendo o custo previsto da obra de mais de 1,1 milhões de euros.

Últimas