PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Câmara Municipal com taxa de execução de 82,95%. Prioridade para 2012 é a captação de empresas

18 Abril, 2012 - 09:26

179

0

Mediante as circunstâncias, o presidente de câmara salienta um valor “satisfatório” e confirma a prioridade “absoluta” às candiaturas do QREN.

Apesar das dificuldades financeiras do país, que motivou um corte substancial nas transferências financeiras para o município, de Monção na ordem dos 410 mil euros, a autarquia liderada por José Emílio Moreira conseguiu uma taxa de execução de 82,95 por cento, ligeiramente superior a 2009, com 82,19%, e a 2010, com 82,18%.

Mediante as circunstâncias, o presidente de câmara salienta um valor “satisfatório” e confirma a prioridade “absoluta” às candiaturas do QREN.

José Emílio Moreira recorda que, além das transferências financeiras do Estado ficarem longe do esperado, os fundos comunitários também registaram um desvio superior a 4 milhões de euros, uma vez que o montante previsto na ordem dos 8 milhões esteve distante do montante executado (3.318 mil euros).

Dos 83 por cento de execução, a autarquia monçanense pagou 72,5 por cento. Mesmo assim, o município conseguiu, no exercício do último ano, uma diminuição da dívida a fornecedores em 13,46% e manteve a curva descendente nos encargos dos empréstimos a médio e longo prazo, situação que acontece pelo sexto ano consecutivo.

Para o corrente ano, a aposta do executivo de José Emílio Moreira passa pela captação de empresas para o concelho, de forma a dinamizar toda a economia local.

Embora “muito difícil”, o ano passado ficou marcado pela inauguração do Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves, em Monção, e o Parque Desportivo do Vale do Gadanha, em Moreira, bem como a conclusão da 1ª fase da requalificação da Praça da República.

Destaque ainda para as empreitadas de saneamento básico, abastecimento de água e rede viária em diversas freguesias do concelho, futuro Centro Cultural “João Verde”, campo da feira e fosso amuralhado, parque desportivo na zona ribeirinha, “Casa do Loreto”, e 3ª fase da Ecopista do Rio Minho, cuja inauguração teve lugar no passado 12 de Março, feriado municipal.

Ao nível da receita própria do município monçanense, houve uma evolução positiva de 3,51%. Quanto aos impostos de cobrança central assistiu-se a uma descida na ordem dos 8,99%.

Últimas