PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Autarquia promove visita guiada à fortaleza e justifica motivos da candidatura da fortaleza a Património Mundial. Proposta será entregue amanhã ao Governo

29 Setembro, 2011 - 08:57

169

0

O presidente da Câmara Municipal de Valença viaja, amanhã, sexta-feira, para Lisboa para entregar, formalmente, ao Secretário de Estado da Cultura, ao dossiê da candidatura que prevê classificar a fortaleza da cidade como Património Mundial, uma proposta que será encaminhada para a Unesco.

O presidente da Câmara Municipal de Valença viaja, amanhã, sexta-feira, para Lisboa para entregar, formalmente, ao Secretário de Estado da Cultura, ao dossiê da candidatura que prevê classificar a fortaleza da cidade como Património Mundial, uma proposta que será encaminhada para a Unesco. Recorde-se que a candidatura da secular fortaleza valenciana a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos. Classificada já como Monumento Nacional, a fortaleza de Valença assume importância pela dimensão e história, tendo sido ao longo de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal. Com esta candidatura, diz Jorge Mendes, o objectivo é o de "afirmar esta jóia da coroa".
Para tornar públicos os motivos desta candidatura, a autarquia valenciana promove, esta manhã, pelas 11h00, uma visita à fortaleza. Com este "passeio", o município quer mostrar os pormenores da fortaleza e divulgar a estratégia e as linhas mestras do documento da candidatura. Além de responsáveis municipais, a visita será acompanhada por investigadores e historiadores da fortaleza.
Nos últimos dez anos, o processo de reabilitação da fortaleza já custou cerca de sete milhões de euros, através de um projecto de quatros fases da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura. As obras só deverão terminar em 2014, com a quarta fase dos trabalhos, avaliados em 2,5 milhões de euros.

Últimas