PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Autarquia avança com 2ª fase do Museu do Cinema para albergar arquivo e pequeno auditório

7 Janeiro, 2011 - 09:38

249

0

A Câmara de Melgaço está a ultimar o projecto para avançar com a segunda fase do Museu do Cinema, através da recuperação do antigo Pelicano.

A Câmara de Melgaço está a ultimar o projecto para avançar com a segunda fase do Museu do Cinema, através da recuperação do antigo Pelicano. O objectivo é o de dar uma outra dimensão ao edifício e à sétima arte patente no concelho através de uma vasta colecção doada pelo cinéfilo francês Jean Loup Passek.
Rui Solheiro explica que se trata de uma obra de interesse cultural, mas que está condicionada por uma candidatura a fundos comunitários.

Através da recuperação do edifício da antiga Guarda Fiscal, o concelho de Melgaço já dispõe da primeira fase do Museu de Cinema desde 2005, com um vasto acervo constituído por máquinas, aparelhos e objectos do pré-cinema até cartazes originais em tela, fotografias e documentos diversos, doados pelo cinéfilo francês Jean Loup Passek.
No entanto, Rui Solheiro confirma que o espaço é já insuficiente, pelo que a segunda fase consite na criação de um espaço maior para exposição, de um arquivo cinematográfico e de um pequeno auditório para a projecção de alguns filmes.
Quase seis anos após a inauguração da primeira fase do Museu do Cinema de Melgaço, a 3 de Junho de 2005, a autarquia melgacense vai avançar com a segunda fase, através da recuperação do edifício do antigo Pelicano e alargar o historial cinematográfico no concelho. O projecto está a ser concluído e deve ser candidato a fundos comunitários ainda este ano, num investimento total a rondar os 600 mil euros.

Últimas