PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão do fim-de-semana desportivo de 13 a 15 de Abril.

13 Abril, 2012 - 13:57

237

0

O futebol dito profissional fará uma pausa nas competições por contas de matemática para dar lugar à disputa do novo troféu Taça da Liga, que até pode servir de salvação de época às águias ou de derrocada total.

O futebol dito profissional fará uma pausa nas competições por contas de matemática para dar lugar à disputa do novo troféu Taça da Liga, que até pode servir de salvação de época às águias ou de derrocada total. Os desfechos das últimas jornadas trouxeram, ironicamente, a inversão das “bocas” lançadas por Jorge Jesus quando liderava com suficiente à vontade. Nessa altura, apregoava o enorme interesse dos dragões em vencer esse troféu. Agora é-lhe imposta a sua conquista como base mínima de continuidade. E será que os “galos” vão estar pelos ajustes?
Ai as voltas que a bola dá!…

“Cá entre nós”, deparam-se cenários para todos os feitios. Eis chegada a hora do tudo ou nada!
No nacional da III divisão, não valerá a pena tecer grandes considerandos ou arrazoados sobre a situação perigosíssima do Cerveira e a pouco mais sólida do Melgacense. Há que atender que serão três os “condenados” e os “nossos” ocupam, nesta altura, lugares dessa marca. Aos cerveirenses é impensável e intolerável permitir outro resultado que não a vitória. E não hão mais contas a fazer; aliás, se não for para somar três pontos… estarão, em definitivo, feitas. Domingo, a recepção ao Fão, reveste o carácter da primeira de muitas finais ou contrariamente a última das finais. Não haverá meios-termos.
E a situação do Melgacense também não poderá ter grandes atenuantes. Os sete pontos à maior que os cerveirenses de nada valerão se não anular a diferença para os de cima na tabela. Derrotado em casa na ronda anterior, ao Melgacense resta a obrigatoriedade de os recuperar fora. Ou duma assentada, o que seria óptimo a começar já nas Marinhas ou, minimamente, um agora e mais três, logo a seguir. É que, além do mais, não se ignore que Cerveira e Melgacense se defrontam na ronda seguinte e ou um aniquila o outro ou se condenam ambos!
Há ainda um Esposende/Amares que deveria redundar num empate, o melhor para as nossas expectativas, ou então talvez uma vitória caseira, que poderia “atrasar” o Amares, não obstante a fuga dos da beira-mar. Nas subidas, ao Vianense assiste a obrigação de ganhar, em casa, ao Bragança, aguardando a perda de pontos de um ou ambos do par da liderança, Santa Maria/Joane.

Na frente da Honra, ainda está tudo muito enrolado. O destaque da jornada, mormente para nós pelo que representa, vai para o Manuel Lima, onde terá lugar o dérbi entre monçanenses e valencianos, em luta por objectivos distintos: na expectativa de atingir o topo, por parte dos anfitriões; na procura de lugar mais honroso e digno, por banda dos valencianos, arredados das contas do “poleiro”. Dérbi, só por si, já supõe resultado imprevisto; numa situação em que a equipa visitante joga mais tranquila, maior incerteza trará ao mesmo resultado. E isso pressupõe espectáculo no Manuel Lima. Oxalá o público corresponda, que o futebol por estas bandas bem precisa.
Uma vitória monçanense no dérbi poderá continuar a manter emotividade à competição, onde o Courense volta a sonhar com a chegada ao primeiro lugar, para o que terá que desvencilhar-se do obstáculo Darquense, uma equipa aguerrida em casa e que necessita tanto dos três pontos como o náufrago da bóia de salvação. E não é que já há quem admita a hipótese de haver empate a três ou quatro no final da competição? Sim, mas para que tal aconteça a Desportivo e Courense talvez só a vitória sirva.
Um e outro estarão também pendentes da prestação do par da liderança, Ponte da Barca, anfitrião do Vila Franca, e Neves, também a jogar em casa, recebendo o Vitorino de Piães. Ambos são favoritos a manter-se igualados na liderança, em “véspera” do embate entre ambos, situação em que um ou os dois irão perder pontos.
Dos restantes encontros, realce ao Moreira de Lima/Távora em que os limianos garantem salvação, em caso de vitória, ou mais competitividade com outro resultado.

O Campos desloca-se ao reduto do Gandra e o melhor será sempre a vitória, se bem que se houver azar não será mal de morte, pois continuaria a depender apenas de si próprio para alcançar o objectivo de subida. Mas a margem de manobra poderia passar a ser nula e de risco, pelo que o melhor será … pontuar. Expectativa também nas Lagoas onde o Bertiandos, que ainda não perdeu, pode encomendar as faixas em caso de vitória sobre o Vila Fria.
No Torneio, atenções voltadas para o duelo Castanheira/Raianos, que ditará o provável finalista em caso de vitória dos locais ou mesmo de empate, sendo, por isso, a vitória o único resultado que servirá aos monçanenses para aspirar à disputa da final. O Moreira cumprirá mais um encontro caseiro frente ao Moledense, que não sabe vencer, obrigando-se, por isso, a conquistar três pontos.

Finalmente, a competição do Inatel com mais um dérbi em expectativa, mais lá para o final da tarde domingueira. Estrela de Monção e Longos Vales têm encontro marcado para as seis da tarde (após o Moreira/Moledense), na Tomada, com os sanjoaninos a mirar o alto da tabela e os estrelinhas a tentar a descolagem do último posto. A motivação dos homens do Longos Vales é grande perante o ponto único que os separa do comandante (com mais um jogo) e ao entrar em campo já serão sabedores do desempenho do Anais, em difícil deslocação a Cabaços.

Tudo o exposto é para um fim-de-semana pós-Páscoa, em que teremos também o regresso de praticamente todas as modalidades desde o hóquei, pelo basquetebol e futsal, ao futebol de sete e da formação, onde se destaca um Vianense/Moreira, Domingo pela manhã, em Iniciados.
Como sempre, conte connosco e saiba a agenda completa de eventos, nesta Sexta-feira, a partir das 21 horas, em “Primeira Mão”, e acompanhe-nos na “TARDE DESPORTIVA”, no ar a partir das 15.10 horas de Domingo.
Depois das emoções de Domingo, esteja atento ao rescaldo na tarde ou noite de Segunda-feira, no “Prolongamento” ou nos “Tamanhos da Bola”, no dia imediato.

Últimas