PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 28 e 29 de Maio

27 Maio, 2016 - 15:30

190

0

Acompanhe o fim-de-semana desportivo na sua rádio de todos os dias.

Chegamos ao último fim-de-semana de Maio e com ele à conclusão dos campeonatos distritais de seniores, e, “para mal dos nossos pecados”, com muitas probabilidades de estar quase tudo decidido. Oxalá nos enganemos, sinal evidente que o Vianense conseguirá a permanência por Portugal Prio.
Com efeito, só há duas incertezas em aberto na derradeira jornada do principal campeonato, sendo a principal decisão respeitante ao segundo clube a despromover para companhia da lanterna vermelha, Moreira do Lima, que até antecipou o fecho com um nulo diante do Chafé. Estão na situação Paçô e Vila Franca, descendo um deles ou quem sabe até ambos se o Vianense não conseguir a manutenção. Ambos jogam fora dos seus recintos, com o Paçô no Manuel Lima, em Monção, onde o Desportivo, apesar de poder subir um degrau (ou dois) na tabela, talvez esteja mais a pensar na final em Valença. Por sua vez, Vila Franca viaja até à vila das artes onde o Cerveira tenderá a não perder a esperança, nem que seja no derradeiro apito, de poder entrar na Taça de Portugal, o que só conseguirá, cumulativamente, se se impuser aos das “rosas” e o Lanheses conseguir a proeza de vencer em terras de Valdevez, a equipa do Arcos, também com o pensamento na final da Taça. Estas são as duas decisões em aberto, crendo mais fácil a tarefa do Arcos, a quem bastará, na pior das hipóteses, um empate, resultado insuficiente para o Paçô, não obstante dois pontos de vantagem a Vila Franca.
Em simultâneo com este trio de jogos de fecho da prova, ocorrerão as partidas entre Valenciano/Courense e Castelense/Correlhã, valendo o primeiro pela condição de dérbi, sendo indiferente o resultado para os anfitriões, embora o Courense, com triunfo, ainda possa subir um posto, caso os da beira-mar saíssem derrotados perante os cornelianos, os quais chegarão ao quarto lugar em caso de vitória, uma vez que o Piães já concluiu a prova com empate em Ponte da Barca, no jogo de imposição das faixas de campeão.
Com os objectivos já cumpridos, Vila Fria e Campos anteciparam o jogo duas horas, de modo que quando “colegas” iniciarem os encontros já estes dois conjuntos estarão no banho refrescante – o último da época.
O Domingo ficará também marcado pela despedida da divisão secundária, sendo motivo maior a festa do Távora, já que se despede em casa diante do Lanhelas e até pediu antecipação numa hora para iniciar o manjar com luz solar. O companheiro de subida, Arcozelo, como joga em casa do Vianense B e para poder também festejar no seu terreno atempadamente, antecipou o encontro duas horas, começando às 15, no que será acompanhado pelo Longos Vales, que marcou também para essa hora a despedida diante do Darquense, ficando, caso pontue, duas horas em espera da conclusão do Castanheira/Anais para saber se lhe é confirmado o lugar de lanterna vermelha.
À hora oficial, 17 horas, teremos então os restantes quatro encontros de conclusão da prova, entre os quais o Moreira/Bertiandos, com lugares finais já definidos, também o Ancorense/Raianos, um jogo sempre interessante em qualquer circunstância e este com os locais “feridos” pela goleada no Areal, jogando-se ainda Cardielense/Ancora Praia e Fachense/Perre praticamente com a missão única de cumprir calendário. E mais não haverá no mais extenso campeonato vianense, tanto que Melgacense e Gandra já se despediram há oito dias com os locais a enfiar a “manita” aos gandrenses.
Por Portugal Prio teremos a primeira dose de quatro eliminados e, em consequência, despromovidos aos distritais. Entre nós, o Vianense necessita vitória, nem que seja por meio golo ou na lotaria das grandes penalidades, no encontro e disputar em Oleiros diante das Águias de Moradal. Se tal não acontecer – e neste jogo não poderá haver empate – a derrota servirá para reforço da distrital com a inclusão do Vianense e ficará resolvida, para mal de ambos, a luta entre Paçô e Vila Franca.
Mais um trio cairá nesta tarde de Domingo, encontrando-se em situação idêntica ao Vianense as equipas de Sacavanense/Lourosa, pois também empataram na primeira mão e ficaremos a saber se o golo de vantagem dos transmontanos de Vila Real será suficiente para garantir a manutenção na deslocação a Fafe em confronto como o Arões. Mais confortável um pouco estará o Nogueirense na deslocação a Monsaraz pois leva dois golos de avanço. No final ficarão quatro para se tornarem, posteriormente, reduzidos a dois, numa tarefa deveras difícil.
Em campo entrará ainda o Fafe jogando em domínio da Casa Pia no primeiro de dois encontros em que um deles conseguirá o derradeiro bilhete para o futebol profissional.
Mantendo a presença ainda pelo futebol de onze mas dentro dos escalões de formação, a nível distrital antevê-se a consagração dos Iniciados do Limianos rumo aos nacionais, pois um simples ponto caseiro diante do Neves será o bastante, tal como será crível o mesmo por parte do Barroselas, em Juvenis, embora só consiga o objectivo se vencer em Guilhadeses. Nestes mesmos escalões, teremos as finais dos Torneios Extraordinários, com duelo Vianense B/Melgacense, em Lanhelas, no primeiro caso, e Campos /Chafé, em Caminha, nos sub-17.
Pelos escalões nacionais, depois do brilharete no Europeu, arranque para o título de campeão de Juvenis com duelos Porto/Sporting e Benfica/Braga, e, contrariamente, pré-decisão ou decisão autêntica dos Juniores patenteada nos encontros Belenenses/Sporting e Benfica/Porto, sendo que nesta penúltima ronda apenas os Dragões poderão conceber o título com triunfo na Luz e desaire dos Leões em Belém. Se o conjunto se não verificar, eis a decisão adiada para o último apito.
Entrando nas pinceladas finais e pela ordem inversa do habitual, a maratona do Futebol de Sete terá a penúltima ronda e com ela mais alguns vencedores de série a juntar aos cinco já determinados, mas não devermos chegar à totalidade.
Pelo Futsal, além da jornada para concluir a primeira fase do Torneio de Seniores Femininos, já se encontram decididos e terão lugar as três grandes decisões desta prova: Em Seniores Masculinos no Cerveira/Anha, em Juniores do mesmo género, num Neiva/Anha e, finalmente, nas meninas, a decisão cairá num duelo Limianos/Zona Fut, na capital do distrito. Pela Liga Sport Zone, teremos o lançamento das meias-finais com encontros em casa dos teoricamente menos favoritos, Braga e Burinhosa, como anfitriões de Sporting e Benfica, uma época mais potenciais finalistas.
Finalmente o Hóquei com a antepenúltima ronda do campeonato principal e logo num Porto/Benfica, que até poderá ser um bom “manjar”, mas faltar-lhe- á o sal, uma vez que os encarnados já sobem ao Dragão com o título nos patins. Apesar disso não deixará de ser um duelo interessante, tal como um Valongo/Oliveirense, residindo a importância dos encontros dos minhotos Braga/Turquel e Candelária/Juv. Viana na luta pela permanência com o Braga em jogo decisivo e a necessitar da solidariedade do colega associativo Juventude.
Concretizado o principal objectivo do Valença H C na garantia da subida ao campeonato maior, tem agora a oportunidade de colocar a “cereja” juntando à promoção o título que começará a tentar neste Sábado, no seu rinque diante do H C Tomar, que visitará uma semana depois. Com idêntica orgânica, o Riba D’Ave desloca-se a Sintra na ânsia de conseguir acompanhar os valencianos na subida. Já agora, até por uma questão geográfica…
Eis a síntese do que vos propomos na penúltima jornada desportiva da época. E porque nem o calor aperta nem a sede será intensa, aproveite as “ofertas” de Verão que já por aí proliferam mas concilie-as com a prática desportiva. Ah e não se esqueça da final da Champions, pois o final de tarde e princípios de noite de Sábado presenteiam-nos com esse Real/Atlético, bem bom à falta dos nossos clássicos de que já há saudades, embora fora das quatro linhas se mantenha intensa. Mas como diz o slogan: pode-se viver sem futebol? Poder, pode, mas não é a mesma coisa! Por isso, aproveite estes últimos pontapés.

Últimas