PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto

Antevisão à jornada de 28 de Fevereiro/1 de Março

27 Fevereiro, 2015 - 09:51

150

0

Acompanhe o fim-de-semana desportivo na sua rádio de todos os dias.

Desporto e gastronomia andarão de mãos dadas neste dealbar de Março, mês que verá despontar a Primavera, ressurgir alegria com os triunfos versus amarguras pela não concretização de objectivos propostos.
A excelência da lampreia ombreará com um clássico nacional de efervescência e um distrital de emoções fortes. Pela Praça Deuladeu, em Monção, passará a habitual perícia em homenagem ao ciclóstomo, no final da manhã e na tarde de Domingo, altura em que em Vila de Punhe se jogará partida empolgante do distrital vianense, para se culminar um fim-de-semana de excelsa qualidade com o clássico no Dragão.
Vamos por partes e deixemos o rali à lampreia e a degustação do ciclóstomo para o local e momentos apropriados. Pelo distrital vianense, Neves/Ponte da Barca é jogo de “choques” no Alferes Pinto Ribeiro. O meio desaire barquense do passado Domingo obriga-o a triunfar em Vila de Punhe para continuar em expectativas, já que o contrário, triunfo do Neves, equivalerá à hipoteca de todas as ambições por parte dos homens das terras da Nóbrega. Como aliás, outros começarão, de igual forma, a perder esperanças, já que os pontos em disputa irão decrescendo e a missão será cada vez mais difícil. Obviamente, que os arcuenses torcerão pelos vizinhos da Barca, de modo a minorarem distância e tornarem a prova mais animada, contando levarem de vencida, no seu recinto, o Perre, evitando um segundo tropeço consecutivo. E já agora também Correlhã e Valenciano vêem no encontro das Neves uma das derradeiras hipóteses de se puderem chegar à frente. Só que as tarefas serão distintas, com os cornelianos a beneficiarem do factor casa e receberem o Vila Fria, que se encontra “ameaçado” pela despromoção, enquanto o Valenciano viaja até Vitorino de Piães, conjunto calmo e sossegado, mas que não dá tréguas nem facilidades no seu campo, até porque ambiciona hipótese de permuta.
Courense/Castelense e Lanheses/Paçô são dois encontros em que os anfitriões se encontram tranquilos pelo meio da tabela e os forasteiros também não correm grandes riscos, por enquanto, daí podendo advir bons encontros. Já os dois restantes desafios se relacionam com o mini campeonato da despromoção, mormente o Melgacense/Campos, de importância acrescida para os locais e vital para os forasteiros. O anfitrião buscará alguma acalmia e tranquilidade, lutando pela vitória; o visitante, tenderá deixar a lanterna vermelha, pois urge a saída do fosso, numa ronda em que o Perre terá missão complicada em terras de Valdevez e contará ainda que o Desportivo de Monção prossiga o ritmo dos dois encontros anteriores, conseguindo a terceira vitória consecutiva, em Moreira do Lima, o que será feito inédito na época, de modo a travar os limianos e manter-se nos lugares de honra da tabela.
Na divisão distrital secundária, o tetra da frente não sairá de casa, logo não haverá confrontos entre eles, o que à partida poderá ser factor para a conservação dos postos. Mantê-lo-á, de certeza, o líder Chafé, que tenderá suster também o avanço, desejando que o Lanhelas “pague” os juros do seu prejuízo da ronda anterior; manter-se-ão ou poder-se-ão separar Arcozelo e Vila Franca, sendo que ambos contam com adversários incómodos, como sejam o Gandra, até porque se trata dum dérbi, e Távora, em crescendo, e com ambição de abraçar o quinto lugar; em caso de fracasso dum dentre o par anterior, poder-se-á juntar o Raianos, favorito no dérbi do Vale do Minho, perante o Castanheira, que praticamente já cativou um dos dois últimos postos.
Risco sério corre o Moreira na perda do quinto lugar, se não arredar caminho e inverter a marcha da última trilogia de partidas. Só que o jogo é na Arcela e o Fachense não se mostra muito receptivo a benesses, à espera do que estará o Vianense B, com um encontro caseiro propício à vitória perante a lanterna vermelha, Águias do Souto.
Bertiandos/Caminha e Darquense/Ancorense, pares consecutivos em dois patamares igualmente ligados, podem propiciar dois bons jogos já que não se norteiam por objectivos de altivez nem tão pouco pelas partes mais baixas da tabela, ficando-se pelas virtudes do meio.
Limianos/Vianense é cartaz maior da terceira ronda do nacional de seniores, com ambos reforçados neste mini defeso e ambos em busca de mais pontos para evitar queda em lugares de precipício. O Limianos foi o único conjunto a ganhar os dois jogos anteriores e já saltou do fosso; o Vianense venceu um e empatou no líder, sinal também de boa entrada nesta fase decisiva, pelo que estão criados ingredientes para boa partida no Cruzeiro. O Cerveira viaja até ao nordeste transmontano com menos um ponto que os brigantinos, sendo o encontro importante para ambos, com idênticas prestações anteriores e cada qual em busca do primeiro triunfo, defrontando-se ainda a lanterna vermelha, que ainda não perdeu, frente ao líder Vilaverdense, que ainda não ganhou, mas tem o ensejo de o conseguir, restando a deslocação de Santa Maria, em lugar de queda, até ao reduto do Pedras Salgadas, em posição cómoda pelo lugar mas não tranquila pela magreza de pontos.
Tocam-se os extremos na série de subidas, com o líder Famalicão a receber a lanterna vermelha, Mirandela e o vice-líder Varzim em deslocação a Vildemoinhos, espreitando o par do meio da tabela, Salgueiros/Fafe para tentarem não descolar da frente, mas apenas um deles o poderá conseguir ou perderem ambos a carruagem. Lá mais para os fundos, um Cesarense / Sousense na tentativa de cada qual deixar a cauda da tabela.
Chegamos ao profissional, com a II Liga de novo em mudanças, com Freamunde e Chaves emparelhados na liderança e Tondela a dois pontos, os quais não necessitam viajar esta ronda, assumindo, por isso, alguma dose de favoritismo, com os “capões” de Freamunde a hospedar o Sporting, reforçado pela zanga entre “patrão e empregado”, os flavienses a receber o Feirense, que ainda sonha, cabendo ao Tondela a tarefa teoricamente mais acessível, na recepção ao Marítimo, equipa em lugar de despromoção.
O clássico no Dragão dominará as atenções da ronda, sendo um encontro decisivo para os leões no que concerne ao objectivo da Champions, pois uma derrota deitará por terra todas as esperanças, excepto as matemáticas; ao invés, derrota do dragão afasta-o, praticamente em definitivo, do título, admitindo-se nesta correlação de interesses que um empate os prejudicará a ambos. Claro que estas premissas partem do pressuposto que o Benfica, de véspera, se desvencilha do Estoril, caso contrário incendiará ainda mais o clássico.
Na luta europeia, realce desde logo ao Guimarães/Marítimo, a abrir a ronda esta noite, com o enfoque nos vitorianos a ensaiarem a primeira vitória da segunda metade, prosseguindo no Rio Ave/Braga, a primeira de três partidas entre ambos em mês e meio, quiçá com os vila-condenses mais apostados a tentarem a Europa via Taça, quase impossível que está por este caminho, sem olvidar um Belenenses/P. Ferreira, de encerramento da jornada.
Na cauda da tabela, jogo escaldante em Coimbra, no Académica/Arouca, em que um deles poderá mergulhar no fosso, como bem quentes deverão ser os embates daqueles que se encontram nos abismos e de lá pretendem sair, casos de Penafiel, anfitrião do Moreirense ou do Gil Vicente, que recebe o ainda intranquilo Boavista, sem omitir o Setúbal que tem partida difícil na Choupana, diante do Nacional da Madeira.
Uma pincelada final para referência ao Hóquei em Patins, com o Valença H C em deslocação ao Marco e espera-se que ao regresso às vitórias nesta recta final, sendo a jornada do principal campeonato marcada pela expectativa em redor do Oliveirense/Benfica, com destaque ainda ao Barcelos/Sporting, em luta pelos campeões.
Por falar em campeões, provavelmente o Soutelense consumará o título de futsal em seniores femininos, pois não parece crível perder com o Ponte das Barca, num fim-de-semana marcado ainda apelo arranque da segunda fase da divisão distrital secundária de Iniciados.
Eis um fim-de-semana de sabores clássicos. Aproveite-o com bom apetite para a lampreia e desfrute golos espectaculares, afinal o bom sabor do futebol e doutros desportos.

Últimas