PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Uso indevido do telemóvel lidera as primeiras infrações de 2018

11 Janeiro, 2018 - 04:03

332

0

O uso indevido do telemóvel durante a condução lidera a tabela das infrações cometidas pelos condutores nos primeiros dias de 2018, em todo o distrito de Viana do Castelo. No […]

O uso indevido do telemóvel durante a condução lidera a tabela das infrações cometidas pelos condutores nos primeiros dias de 2018, em todo o distrito de Viana do Castelo. No total, foram 18 automobilistas apanhados em falta neste item. Segue-se a falta de inspeção periódica obrigatória, com 11 condutores a transgredir a lei. Outros seis foram multados por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças. Os dados são da GNR e foram registados entre 1 e 7 de janeiro do corrente ano.

No total, refere ainda o mesmo documento, foram detetadas 257 infrações nestes primeiros sete dias do ano. Ocorreram 52 acidentes dos quais resultou um morto e 11 feridos leves. Registaram-se ainda 16 detenções: 11 por condução sob efeito do álcool e três por condução sem habilitação legal.

 

Multa de 120 a 600 euros

 

A multa para os condutores apanhados a conduzir e a falar ao telemóvel vai de 120 a 600 euros, de acordo com o artigo 84.º do Código de Estrada, Lei n.72/2013 de 3 de setembro:

É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, com a exceção dos aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado.

Quem infringir a lei é sancionado com coima de 120 a 600 euros. Esta foi uma das alterações ao Código da Estrada de 2013: só ser permitida a utilização dos auriculares de telemóvel de uma única saída.

 

 

 

Últimas