PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha
Destaques

António Costa: “Incêndios de Verão previnem-se no Inverno”

18 Fevereiro, 2018 - 03:51

798

0

“Os incêndios de Verão previnem-se no Inverno”. A mensagem foi dita e sublinhada este sábado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que visitou o concelho de Caminha com as florestas na agenda. […]

“Os incêndios de Verão previnem-se no Inverno”. A mensagem foi dita e sublinhada este sábado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que visitou o concelho de Caminha com as florestas na agenda. E para isso, continuou, é preciso fazer o que vimos hoje, aludindo às zonas visitadas, em Âncora e Riba de Âncora. “A tarefa é possível se metermos, todos, mãos à obra”, concluiu, felicitando o autarca de Caminha.
António Costa, e antes o ministro Eduardo Cabrita, elogiaram o papel dos bombeiros, sobretudo dos voluntários, que não é menorizado com as equipas profissionais, como as que haverá a partir de agora em Caminha e Vila Praia de Âncora, à semelhança do que está a ser feito noutros pontos do país. Eduardo Cabrita explicou que, em todos os concelhos do Alto Minho, foram identificadas áreas de risco prioritárias, daí o particular empenho. O governante anunciou a constituição de muitas mais equipas por todo o país, em zonas idênticas, assim como o reforço de meios humanos na GNR e investimentos em comunicações, nomeadamente antenas satélite.

 

Câmara assume limpeza de terrenos de particulares com insuficiência económica

 

A Câmara Municipal de Caminha vai substituir-se aos particulares por, força da sua situação pessoal ou económica, não tenham condições para promover a limpeza dos seus terrenos. O anúncio foi feito este sábado pelo presidente da Câmara, Miguel Alves, no âmbito da visita do Primeiro-Ministro ao concelho. António Costa inteirou-se das diversas ações que estão a ser levadas a cabo em Caminha, em várias frentes, para prevenir os incêndios e defender a floresta e as populações. No final, agradeceu a Miguel Alves pelo trabalho que está a ser feito e que, nas suas palavras, é um exemplo para os autarcas do país.
O presidente da Câmara referiu-se aos fogos do último ano, no centro do país, mas recordou também os incêndios de 2015, que devastaram a Serra d’Arga, e os de 2016, que flagelaram Riba de Âncora. “Foi a única vez, no desempenho das minhas funções, que chorei. De raiva”. Por isso, a Câmara lançou-se num grande projeto, em várias frentes. O auxílio aos particulares, com comprovada carência económica, será mais uma dessas tarefas, porque, defendeu Miguel Alves, há que ser realista e reconhecer as dificuldades.
“Sabemos que há muita gente que nem sequer sabe que tem terrenos na fronteira com vias de trânsito, vias florestais, aglomerados populacionais. E também sei que há gente que não pode, por força da sua situação pessoal ou económica, promover essa limpeza”, disse Miguel Alves. Pois bem, a Câmara Municipal, para situações de carência económica, vai lançar já no início de março um programa de apoio às famílias de modo a poder assumir total ou parcialmente os encargos com a limpeza dos seus terrenos, desde que estejam identificados nos planos, e seja provada a insuficiência económica”.

Além de António Costa, participaram nesta visita os ministros da Administração Interna e da Educação, a Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro e os Secretários de Estado da Administração Interna e das Florestas e do Desenvolvimento Regional, deputados da Assembleia da República, os presidentes das câmaras de Melgaço e A Guarda, autarcas das freguesias, o Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e vários elementos da ANPC e o Presidente do ICNF, entre outras entidades.

Últimas