PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

26 Outubro, 2011 - 10:25

337

0

Ainda antes do final do ano, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima conta ter uma resposta do Ministério do Ambiente quanto à criação dos Serviços Intermunicipais de Saneamento e Abastecimento de Água do Minho.

Ainda antes do final do ano, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima conta ter uma resposta do Ministério do Ambiente quanto à criação dos Serviços Intermunicipais de Saneamento e Abastecimento de Água do Minho.
Esta foi a garantia dada pela própria governante, depois de ter reunido, recentemente, com o conselho executivo da CIM, para analisar a proposta de unificação do abastecimento de água em baixa dos dez concelhos do distrito.
Rui Solheiro acredita que será dada luz verde, uma vez que esta solução permitirá prestar um serviço de qualidade à população, ao preço mais baixo possível, tendo em conta os valores a que os municípios compram a água à rede em alta.
A fusão dos dez serviços municipalizados do Alto Minho numa única estrutura de abrangência distrital, é justificada para eliminar o subsídio gasto pelas câmaras para manter as taxas nos actuais níveis.
Este processo de uniformização, apresentado em Maio passado, poderá estar em condições para avançar ainda antes do final do ano, estando, neste momento, a depender da resposta da Ministra do Ambiente.
Actualmente, nos dez municípios, o abastecimento de água envolve 250 trabalhadores, no entanto, os futuros Serviços Intermunicipais poderão funcionar com cerca de 200, levando o serviço técnico 24 horas por dia em todo o distrito, que não existia antes em alguns dos municípios.
A criação dos Serviços Intermunicipais de Saneamento e Abastecimento de Água do Alto Minho, que integrará todo o património dos dez serviços, implicará que as tarifas de água e saneamento venham a aumentar, mensalmente, entre 2012 e 2014, em nove dos dez municípios, até que a tarifa final esteja harmonizada com a praticada em Viana do Castelo.
A tarifa de água de nove municípios será assim harmonizada com a praticada actualmente em Viana, a um ritmo mensal de 20 cêntimos por metro cúbico, no consumo até 20 metros cúbicos, e de 50 cêntimos para os restantes.
Em Janeiro de 2014, a todos os 100 mil consumidores, se a proposta avançar, será aplicada a mesma tarifa de água e saneamento, ou seja de 8,69 euros (até 4 metros cúbicos), 16,10 euros (até 9) e 24,31 euros (14 metros cúbicos).

Últimas